Deisy das Graças de Souza http://lattes.cnpq.br/4404800720856419

Última atualização do Lattes: 01.07.2019
Unidade: Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
Departamento: Departamento de Psicologia - DPsi
Nomes de citação: de SOUZA, D. G. / de Souza, Deisy G. / Souza, Deisy das Graças de / Souza, D.G. / Souza, Deisy das Graças / Souza, Deisy G. / de Souza, DdG / DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS / SOUZA, DEISY / DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY / Deisy de Souza / Deisy G. de Souza / de Souza, D / de Souza, D.G. / DE SOUZA, DEISY DAS GRAÇAS
  • Processos ou Técnicas (1)+
    • Ano
      1996
      Título
      Diagnóstico de leitura e escrita: tarefas para avaliação de repertórios rudimentares de leitura e escrita
  • Software (5)+
    • Ano
      2016
      Título
      GERENCIADOR DE ENSINO INDIVIDUALIZADO POR COMPUTADOR - GEIC
    • Ano
      2009
      Título
      GEIC-LECH - Gerenciador de Ensino Individualizado por computador
    • Ano
      2006
      Título
      GEIC Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador
    • Ano
      1999
      Título
      Aprendendo a ler e escrever em pequenos passos
    • Ano
      1998
      Título
      Progleit: Software para programação de atividades para o ensino de leitura
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2013
      Título
      Membro da Comissão Julgadora do 11o. Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - Edição 2013
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico Journal of Applied Behavior Analysis
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico The Psychological Record
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc ao CNPq
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc à FAPESP
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria à CAPES
    • Ano
      2012
      Título
      membro da Comissão de Avaliação dos resumos submetidos à 64ª Reunião Anual da SBPC
    • Ano
      2012
      Título
      Coordenação de GT da ANPEPP
    • Ano
      2010
      Título
      Coordenação de GT da ANPEPP
    • Ano
      2009
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico Psicologia: Reflexão e Crítica
    • Ano
      2009
      Título
      Coordenação da mesa-redonda " Balanço crítico da pesquisa em alfabetização e em práticas de leitura no século XX: desafios para o século XXI"
    • Ano
      2009
      Título
      Asssessoria ad hoc ao CNPq
    • Ano
      2009
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      Assessoria ad hoc ao periodico The Behavior Analyst
    • Ano
      2008
      Título
      Parecerista "ad-hoc" no III Congresso de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    • Ano
      2008
      Título
      Coordenação de GT da ANPEPP
    • Ano
      2008
      Título
      Participou da Comissão do Programa Científico da da XXXVIII Reunião Anual de Psiciologia da Sociedade Brasileira de Psicologia
    • Ano
      2007
      Título
      Presidente da Comissão de Elaboracão do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar
    • Ano
      2006
      Título
      Membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais (CHS III) da FAPESP (2006-2007)
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer "ad hoc" e acompanhamento de relatorios de Bolsas de Mestrado - FAPESP (2006-2007)
    • Ano
      2006
      Título
      Coordenacao do Projeto Laboratorio de Estudos do Comportamento Humano - Tidia - AE Fase II (FAPESP)
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer incial e acompanhamento de relatorios de Bolsa de Pos-Doutorado no pais - FAPESP (2005-2007)
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer "ad hoc" e acompanhamento de relatorio de projeto de cooperacao internacional - CNPq (2005-2007)
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer "ad hoc" para auxilio viagem - CNPq
    • Ano
      2005
      Título
      Consultora "ad hoc" junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
    • Ano
      2004
      Título
      Membro Suplente do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (2004 a 2007)
    • Ano
      2004
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer "ad hoc" para Projetos de Mestrado - FAPESP (2004- 2005)
    • Ano
      2004
      Título
      Membor de Comissao para Avaliacao de solicitacoes de Bolsas de Mestrado - FAPESP (2004-2005)
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer inicial e acompanhamento de relatorios de Bolsas de IC - FAPESP (2003-2004)
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer "ad hoc" para solicitacao de auxilio viagem - FAPESP
    • Ano
      2003
      Título
      Consultoria para o projeto do CNPq " O Fomento `a Pesquisa pelo CNPq e os programas prioritarios do PPA/MCT
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer inicial e acompanhamento de relatorios de Bolsas de Mestrado - FAPESP (2002-2003)
    • Ano
      2001
      Título
      Membro da Comissao de Assessores do CNPq para entrevista a candidatos ao Doutorado no Exterior
    • Ano
      2000
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer ad hoc para Bolsas de Produtividade em Pesquisa - CNPq (2000-2003)
    • Ano
      2000
      Título
      Membro da Comissao de Assessores do CNPq para entrevista a candidatos ao Doutorado no Exterior
    • Ano
      1998
      Título
      Coordenadora do CA de Psicologia do CNPq (1998-1999)
    • Ano
      1998
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      1996
      Título
      Membro do CA de Psicologia do CNPq (1996-1997)
    • Ano
      1996
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      1993
      Título
      Presidente da Comissão de Elaboracão do Projeto do Curso de Graduação em Psicologia da UFSCar
    • Ano
      1992
      Título
      Assessoria cientifica `a Coordenadaoria de Pos-Graduacao da Universidade Estadual de Londrina (1992-1994)
    • Ano
      1990
      Título
      Assessoria ad-hoc para avaliacao de projetos de pesquisa - FACEPE (1990-1995)
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Julio Cesar Coelho de Rose Elenice Seixas Hanna Lidia Maria Marson Postalli Olavo de Faria Galvão Maria Cecília Bevilacqua Silvio Paulo Botomé Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil Monica Lúcia Fonseca João Cláudio Todorov Aline Roberta Aceituno da Costa Edson M. Huziwara Camila Domeniconi William J Mcilvane Gerson Aparecido Yukio Tomanari Andreia Schmidt Ana Claudia Moreira Almeida Verdu Maria Amélia Matos Jair Lopes Jr Wagner Rogério da Silva Daniela de Souza Canovas Antonio Mauricio Moreno Camila Graciela Santos Gomes André A. Borge Varella Tânia Maria Santana de Rose Ana Lúcia Rossito Aiello Maria Martha Hubner de Rose, Julio C Romariz da Silva Barros Raquel de Melo Golfeto Maria Amelia Matos PAULA DEBERT Jorge MEndes de Oliveira Castro NEto Thaize se Souza Reis Ligia Ebner Melchiori Carolina Martuscelli Bori Heloisa Helena Motta Bandini Julia Zanetti Rocca Raquel Maria de Melo Almeida-Verdu, Ana Claudia Maria de Jesus Dutra dos Reis Carmen Silvia Motta Bandini Leonardo Brandão Marques Antonio Bento Alves de Moraes TOMANARI, GERSON Y. Nivaldo NALE Alex Eduardo Gallo McIlvane, William J Tathianna Amorim Souza Montagnoli André Baptista Rosa Filho Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Lucas Tadeu Garcia Debora Corrêa de Lima Miriam C Liborio Ana Teresa Colenci Olga M Kubo Terezinha Feres Carneiro Ariane Agnes Corradi Marilice F Garotti Drausio Capobianco João dos Santos Carmo Paulo Guilhardi Regiane S Qinteiro Jaqueline P. Tenório Vanessa Ayres Pereira A Charles Catania Renato Bortoloti Carla Cristina Paracampo Luiz Carlos de Albuquerque Todorov, João Claudio Claudia Bastos Oshiro A.B.A. MORAES Adriana Bernardes Pereira Claudia Maria Simões Martinez Maria Goretti da Fonseca Geraldina Porto Witter Cesar Augusto Teixeira Sabrina Oliveira Rodrigo Estevam Bela Thais Porlan de Oliveira Alex Fernando Orlando GOMES, CAMILA GRACIELLA SANTOS Thereza Pontual de Lemos Mettel Ana Claudia Bortolozzi Maia Renata Cristina Moreno Molina L. H. Sallorenzo Ângela Lorena Luiz Marcelino de Oliveira SELLA, ANA CAROLINA Elton Sarmento Siqueira Ana Lucia Cortegoso Marilda Alves Bueno, Deborah M. Ana Claudia Bortolozzi Ioshiaqui Shimbo Ana Maria Pimenta de Carvalho Ligia Maria de Castro Marcondes Machado Tatiana Francis Gaia Maevi Anabel Nono Jose Rubens Rebelatto L. T. Stoddard Sídia N M Campos A. G. Brasolotto Adriana Erlinda Nolasco de Carvalho Ricardo Costa Padovani Fernanda Aguilera Solange Calcagno Amelia Pasqual Marques Mariza Monteiro Borges Renata Yuri Nakachima Elenice Aparecida de Moraes Ferrari Ed Melo Threza Pontual de Lemos Mettel Marcia Regina Rubiano Maria Aparecida Bugliani Maria Beatriz Martins Linhares Andrea Siqueira Adriana Correa Bernardes RIBEIRO, THAIS ARANTES Priscila Benitez GALLANO, TAMIRIS POLETINI Maria da Graça Bompastor Dias Natalia Maria Aggio M A Feitosa Antonio Virgilio Bittencourt Bastos Miriam Mijares Judith Reinhard DE SOUZA CANOVAS, DANIELA Maria Amelia Almeida Dora Selma Fix Ventura William F. Perez BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA MARQUES, LEONARDO BRANDÃO GOLFETO, RAQUEL M. Celia Giacheti Paulo Rogerio M. Menandro Antonio Celso de Noronha Goyos Carlos Barbosa Alves de Souza Felipe de Rose Fabiana Rego Freitas Mainá Santana Maria Ignez Rocha e Silva Koichi Ono maria clara de freitas Krista Wilkinson dariel de carvalho Marina Kohlsdorf Regiane S. Quinteiro Marina C. Fenner Dhayana Inthamoussu Veiga Paolo Moderato Esteve Freixa i Baquet Ferrari, Elenice A. M. Emilio Ribes Iñesta Ana Maria Almeida Carvalho Eda Terezinha de Oliveira Tassara Thais Arantes Ribeiro Tamiris Poletini Gallano Rafael Moreno Patrícia Serejo de Jesus Priscila Grisante Ana Flávia T Basso Paula Scaggion Dirceu Costa Mauricio Jamami Marciliana A. Correia Gislene A Braz José Antonio Bernardino Júnior Elizandra Maranhe Lionello-DeNolf, K.M. Lopes, Jair Alves, Cristiane O Aline A Torres Virginia M.D. Fava Viviane H Ferreira Denise M Gonçalves Alessandra Rocha de Albuquerque Maria Regina Cavalcante Maria da Glória G Gimenes Alessandra Andrade Lopes Wilfred Lawrence Williams R.R. SILVA Wilfred L. Williams Paula Magila Agda Inês Mattoso Deisy das Graças de Souza D.G. Eliana Cristina Passador Elimar Adriana de Oliveira Feliciano Thais Cazati Faleiros Elisangela Machado Zilda Aparecida Pereira Del Prette Patricia Schelinni Debora de Hollanda Souza Maria Benedita Lima PARDO C Furlan Nancy V Fonseca de Almeida Maria de Jesus Dutra dos Reis Maria Cristina Di Lollo Melissa Picchi Zambon Fabiana C. de Souza Marina Pavão Battaglini Silva, Wagner R. da Kimura, Márcia Y. T. Lopes Jr., Jair Daniela Mendonça Ribeiro Jussara Fátima Pasualon Camila Akemi Karino Victor Tadeu Araújo Silva, Wagner Naiara Minto de Sousa Adriana Bernardes Dutra France de Oliveira Matos VELASCO, SAULO M. Vera Caldas M. Silva Carlos Castro Brunna Stella da Silva Carvalho Dhayana Inthamoussu Veiga Elaine A. Borim Mariangela Tambelini José Luiz Sundermann João Carlos Pedrazzani Elisabeth Tunes Heloisa Helena Ferreira da Rosa Saulo M. Velasco Armando Machado Sylvia Regina Panico Gorayeb N. Oliveira Edmar Vieira dos Santos A.G. Brentano Bento Prado Jr. Lucia Eneida Seixas Prado Thiago Petruccelli Tatiana Vidotti Daniela Maria Xavier de Souza Mario Arturo Alberto Guidi Eloisa Tudella Lea B. Soares Cristina Y. Toyoda Roberto Ribeiro da Silva Esther Silva Antonio Ribeiro de Almeida Thais Cazati Tâmara de Andrade Lindau Luis Henrique Ferreira Maria Auxiliadora Dessen Eniceia Goncalves Mendes Nancy Vinagre Fonseca de Almeida Eneida O Graeff Carolina Sella Sandra de Lima Ribeiro dos Santos Silva, Marcos Alexandre Rose Lima, Débora Corrêa Anacleto, Junia Coutinho José Carlos Gaban Martinez, Claudia Maria Simões Lívia Felippe Leo Contesini Marcelo Sadao Ito C S Martins Daniel O Gabarra Michelle Shibata Mônica Favoreto Nathalia Velludo Paula Coelho Sassazaki Ana Paula Thomazatti Camila Polisello Fernando Furlanetto Isadora Ferrari Keylla Barbosa Daniel T Cerutti Alcides Gadotti Cleonara Maria Schawrtz Anderson Tibau Lucelena Ferreira Fourneau CRISTIANA FERRARI Lidia S. Gomes Ana Leda de Faria Brino Durval Muniz de Albuquerque Júnior Celina Maria Moreira de Mello Steven C Hayes A V B Bastos Maria Amalia P Abib Andery Luiz Antonio Rizzon Latife Yazigi Analice Dutra Silveira Maria Lucia Seidl de Moura Jorge C. Sarriera Tereza Carreteiro Jairo Eduardo Borges Gladis Mabel Duarte Alvaro Tamayo Azair Liane Matos do Canto de Souza Zilda Ap Pereira DelPrette Marilia Sposito Ana Luisa B. Smolka Marcelo Benvenuti Dalci Maria dos Santos Laura Guilhoto Livia Scienza Suéllen R. Silva Mayára S. Ferreira Gerson Américo Janczura Natália Rodrigues Biscassi Mayara da Silva Ferreira Indira Naomi Kawasaki Vanessa Ayres Pereira Cesar Teixeira Raquel Lobo Guzzo William Dube Dhayanna I. Veiga Carlos de Sousa Brito Neto Esper A. Cavalheiro Marilia dela Coleta Maria Aparecida Pereira da Silva Thais Porlan de Oliveira Solange M. Wechsler Zelia Maria Mendes Biasoli Alves Janaina Labadessa Rizzo Marcos Alexandre Rose Silva Junia Coutinho Anacleto Mariana Simões Harry Mackay Cesar Augusto Camilo Teixeira Fernando Cesar Capovilla Vanessa Arioli Lucia H Sallorenzo Flavia Heloisa dos Santos Carlos Eduardo Cameschi Josineide Vieira Santos Marielle Diniz Cortez Dionne Monteiro Cavalcante Fernanda da Luz Anastácio Pessan Andrea Osanai MACHADO, ARMANDO D. Ellton Salles Barros Dionne Cavalcante Monteiro Andréa Aparecida Ferraz DA SILVA BARROS, ROMARIZ Olga Maria P Rolim Rodrigues Aderson da Costa Jr Yara Assumpção CALCAGNO, SOLANGE SILVEIRA, ANALICE DUTRA BARROS, ROMARIZ DA SILVA SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA GOMES, CAMILA GRACIELLA LANGSDORFF, LUIZA COSTA FERRARI, ISABELA SBRAVATTI Wilfred Lawrence Williams Danielle B. Horowitz Gustavo P. de Carvalho Laura S. Gomes LINDAU, TÂMARA ANDRADE Maria Angélica do Carmo Zanotto OLIVEIRA, IANAIARA MARPRATES DE ROSE, J SILVA, ISABELLA BONAMIGO DA GIACHETI, CÉLIA MARIA Layse Maria dos Santos Ferreira
Aprendizagem Relacional comportamento simbólico Controle de Estimulos Equivalência de estímulos aquisição de leitura e escrita Aprendizagem humana Análise e programação de condições de ensino Aprendizagem animal Aprendizagem discriminativa Implante coclear Aprendizagem Simbólica Discriminações condicionais Controle Instrucional Aprendizagem de Leitura Função Simbólica Deficiência auditiva Análise Experimental do Comportamento análise comportamental da leitura e da escrita Educação Especial Análise do comportamento Autismo Aprendizagem Por Exclusao Ensino Superior Aquisição de leitura Análise Funcional do Comportamento Aprendizagem Sem Erro aquisição de linguagem ensino individualizado Exclusão discriminação simples Aquisição de vocabulário análise de contingências Quantificação da lei do efeito Comportamento verbal Psicologia Ensino informatizado Analise comportamental da leitura Compreensão auditiva Emergência de comportamentos novos Responder por exclusão Esquemas de Reforco Generalização recombinatória Planejamento de Ensino Objetivos de ensino Fracasso escolar classes de estímulos equivalentes Compreensão e significado Comportamento de escolha Controle aversivo discriminação auditiva Classes de estímulo Escolha e Preferência Recombinação de unidades Ensino de leitura Currículo experimental Psicologia Cientifica Divulgação Científica Emparelhamento com o modelo leitura generalizada Ensino por computador Mapeamento simbólico emergente contingências Avaliação de repertórios acadêmicos Aplicações da análise do comportamento Formação de Recursos Humanos Análise comportamental aplicada Jogos Educativos Ensino de repertórios acadêmicos Análise conceitual crianças pequenas Politica Cientifica em Psicologia publicação científica crianças Avaliação de repertório Deficiência mental Topografias de controle de estímulo Comportamento Animal abelhas / meliponas motivação discriminações complexas Controle discriminativo classes funcionais Controle comportamental por símbolos Condições de ensino Pesquisa científica em Psicologia Pesquisa em análise do comportamento programação de condições de ensino Leitura recombinativa Consciência fonológica Criança Ratos Comportamento governado por regras Aprendizagem de comportamentos acadêmicos Análise de condiçoes de ensino avaliação de desempenho cognição Escolha de acordo com o modelo Jogos que requerem leitura Classes de comportamento recombinação de repertórios Leitores Principiantes Estímulos auditivos Ensino de Psicologia análise de erros Programacao de ensino Regras Psicologia Experimental Análise Comportamental Adultos analfabetos Aprendizagem de esquiva Controle aversivo do comportamento abelha Relações arbitrárias Controle de estímulos auditivos Pós-Graduação escolares de risco Análise molecular do comportametno Desenvolvimento Cientifico em Psicologia Dificuldade de aprendizagem Análise molar do comportamento Ontogênese de controle instrucional Behaviorismo Radical pesquisa translacional FORMAÇÃO DE PESQUISADORES análise de relações verbais Procedimentos de Ensino Leitura comportamento de esquiva Reversão de discriminação ENSINO FUNDAMENTAL universitários Síndrome de Down curso de psicologia Baixo aproveitamento acadêmico Classes de comportamento generalizadas Discriminação sem erro deficiência visual ensino a distância Correlaço entre leitura e escrita Prioridades para a Psicologia Deficiência indetectual Topografias de controle de estímulos Controle por instruções Psicologia e Sociedade Dificuldades de linguagem Avaliação de leitura Ambiente virtual Simetria Esquiva livre sinalizada punição paradigma de equivalência consequências reforçadoras escrita pombos Contingência tríplice metacontingências Pre-Escolares Ensino especial extinção Estímulos visuais Procedimentos informatizados emparelhamento por identidade relational learning Processos simbólicos Carolina Bori Learning Set Relações emergentes Ensino de leitura e escrita capacitação de cuidadores Ampliação do repertório funcional Delineamento de sujeito como seu próprio controle capacitação do educador Comportamento conceitual surdez Aprendizagem do comportamento conceitual Linha de base múltipla para controle experimental alunos de risco Trocas Fonemicas Redes de relações de equivalência Formação de classes de estímulos formação de conceitos Comportamento textual Símbolo diretrizes curriculares Razão fixa Portadores de deficiência mental cães controle restrito de estímulos inteligibilidade de fala Controle por unidades textuais mínimas prevenção de deficiências Limiar auditivo fading software educacional ALFABETIZAÇÃO Matching-to-sample Seguimento de instruções Ensino de análise do comportamento Instrumentação em análise do comportmento Redes de relações comportamentais avaliação de programa Pesquisa em Educação Especial Comportamento modelado por contingências Classe generalizada Capacitação de pessoal Aprendizagem Exclusão com estímulos visuais Realidade virtual Figuras e Leitura Contexto de reforço Medida de limiar cochlear implants procedimento de exclusão Transferência de controle de estímulos jogos reabilitação auditiva discriminações simultâneas Topografias de resposta Ensino de habilidades básicas estimulação cognitiva Análise histórica Reforçamento diferencial Estímulos táteis Esquiva não-sinalizada desenvolvimento da compreensão da leitura Preferência matrizes Alfabeto digital Classes de equivalência jogo Pesquisa básica Pesquisa em Ensino estímulos tridimensionais avaliação de pesquisa Competências do psicólogo iniciação científica Correspondência Dizer-Fazer Desordens do processamento auditivo symbolic behavior mapeamento rápido Atividades recreativas Procedimentos para ensino de leitura fisioterapia comportamento de criança ansiedade reading acquisition Interações sociais familiaridade do texto Desenvolvimeto infantil discriminações auditivo-visuais INCT-ECCE Estímulos positivos e negativos pesquisa aplicada consequências específicas Desamparo Aprendido comportamento alimentar Necessidades educativas especiais Generalização da leitura nomeação de estímulos rastreamento do olhar desnutrição Braille Respostas de observação Modelagem de comportamento deficiência física Banca Examinadora Psicofarmacologia fast mapping Redes de relações comportamentais em leitura e esc medidas de aprendizagem Novidade comportamental Sequências de comportamento computer games história experimental iniciação à leitura Mando criança e literatura Estímulos discriminativos formação em psicologia Medida de competência intelectual/cognitiva Controle de estímulos contextual História do Programa de Ed. Especial da UFSCar Reforçamento negativo supressão condicionada Síndrome de Asperger Lei generalizada da igualação Laboratório e experimentação como condições de ens instrução programada Aprendizagem escolar Sistema de FM preference assessment Intervalo Fixo SIMBOLIC BEHAVIOR procedimentos de fading Avaliação de cursos múltiplos modelos Ecóico Estímulos compostos Ensino de reconhecimento de palavras intervenção comportamental Caracteristicas pessoais de deficientes Avaliação de habilidades discriminativas cachorros produção de sentenças melipona superseletividade Operantes verbais pseudo-alfabeto pequisa e aplicação Pequisa como atividade privilegiada de ensino conceito de contingência Memória Variabilidade comportamental intra-sessão avaliação de projetos de pesquisa desenvolvimento humano Análise Funcional Conceitos científicos Escolha Asperger processos psicológicos básicos Síntese comportamental Ampliação de repertório social aprender por exclusão portadores de deficiência física Classe de ordem superior Estímulos bidimensionais Fonemas Surdos e Sonoros Enfrentamento desenvolvimento auditivo Controle por elementos Bases científicas para atuação profissional em Psi Pacientes Especiais Contingências na interação profissional brincadeira descrição de contingêncicas Educacao Especial como Área de Conhecimento Controle de estímulos da esquiva Trocas Grafemicas Paralisia cerebral inclusão Tipos de erros Comportamento social Ensino de relações múltiplas equivalence paradigm Matching arbitrário Construção de currículo Controle de estímulos textual estímulos temporais Relações condicionais Informatização do ensino prematuridade neurociência Letramento Emergente Historia da Psicologia INCT sobre Comportamento, Cognição e Ensino perfil do psicólogo Planejamento institucional Resistência à mudança Alcançar objetos história pré-experimental tentativa com múltiplas escolhas Eletrofisiologia Estudo de futuro Compromisso social pseudo-sentenças Natureza da tarefa múltiplos comparações Perspectivas Registro cumulativo Children Sistema de ensino personalizado fomento mini-sistema linguístico textual behavior Aprendizagem por instrução ensino de inglês bebês Pesquisa Educacional literatura infantil Comportamento de ouvir similaridade física equivalência funcional processamento auditivo central comportamento emergente prelingual deafness comportamentalismo atraso de desenvolvimento Taxas diferenciais de respostas mentira Teoria da maximização momentânea léxico Ontogênese e filogênese Estímulos textuais complexos epistemologia Tato Leitura de Histórias Estimulação aversiva undergraduate students Minorias Idosos movimentos oculares Práticas culturais História de conceito operações estabelecedoras sobreposição de estímulos Língua de Sinais fading in do modelo história da análise do comportamento Linguagem de Sinais Discriminação temporal Fotos e objetos Alunos do Ensino Fundamental Portadores de Deficiência Auditiva Desempenhos Emergentes matching visual-auditivo Padrões de Qualidade Lei do efeito prevenção relações palavra-qualidade Auto-regras Eye Movements sistema de pontos Adjetivos Review Reconhecimento de palavra Skinner Propriedades de estímulos Adultos quantidade de treinio Deficiência Intelectual superação de desigualdades correspondencia figura-objeto Música relações nome-objeto narração de histórias Cebus apella tminiature linguistic system promoção de habilidades Verbos Foresight Pressão à barra envelhecimento e aprendizagem Escrita emergente Matching atrasado Implicações educacionais Língua Brasileira de Sinais (Libras) consciencia fonolófgica nomeação Relações Espaciais Objetos dimensão instrumental Modelo articulatório variabilidade comportamental Relações auditivo-visuais Sidman falsas memórias estrutura de historia Teoria da Comunicação crítica Ensino de engenharia Rendimento escolar classificação de reforçadores Solução de problemas Relações palavras-ações fotos realizações Dislexia controle por rejeição resposta ativa Responder por seleção Promoção do desenvolvimento infantil Múltiplas relações de condicionalidade Relações palavras-figuras Desafios fading dinâmico ensino grupo de pesquisa filosofia da psicologia emparelhamento adaptado Procedimento operante ritmo próprio Contribuições da psicologia controle por seleção atendimento odontológico Redes de relações comportamentais na leitura e na deficiências de desenvolvimento Investigação sobre a não ocorrência Análise Empírica curriculo suplementar significado de sentença brincadeiras de esconder Dominância game-based learning Processamento semântico Qualidade de reforçadores Controle social e violência formação de classes interação professor-aluno escrita em ditado Exame Nacional de Cursos Perfil de competências Ensino de cópia Estabilidade de relações de equivalência Isolamento Social Educação infantil Condições sociais de deficientes operações aritméticas terapeuta crianças com dificuldade reconhecimento de palavras atividades profissionais Perdas auditivas análises moleculares do desempenho uso do computador Aprendizagem dialógica Ética recombinative generalization tecnologias educativas Discriminação sucessiva emparelhamento com atraso reconhecimento de sentenças Avaliação comportamental Evoked potentials intervenção intensiva Labirinto em Cruz Elevado Programa de Computador gerenciador de ensino procedimentos de aprendizagem symbolic functions Oficinas de leitura e escrita delineamentos experimentais Seguimento de instruções em ambiente natural origens da exclusão Reading auditory threshold Iniciação científica para crianças violência doméstica Albert Bandura Relações ordinais Conceito de continência MEC/INEP psicologia escolar Comportamento profissional Controle de estímulos por figuras psico-oncologia Autoeficácia Nomeação de figuras Reforço Psicologia Educacional Ensino de segunda língua Contratação de professor substituto symbolic functioning produção científica Programa INCT Material instrucional Abuso sexual infantil estimativa de desempenho Teste ABLA-R Semantics distúrbios atencionais Convergência Tecnológica discriminações auditivo-tateis Inteligência Cultural comportamento precorrente auxiliar Engenheiro de Produção Incidência de perdas auditivas leitra de histórias infantis Avaliação de Condições de Oferta Sala de recursos êxito escolar adesão ao ensino efeitos supressivos sobre comportamento produção oral de histórias Alzheimer reforçamento específico transmissão cultural política Estimulação precoce Natureza do estímulo discriminativo Parâmetros temporais Stimulus equivalence PROJETO PEDAGÓGICO TICs Memória de trabalho HANDWRITING Electrophysioly reforço arbitrário discriminação tátil tentativas discretas plataforma de software Comportamento de camundongos Micro-computador Análise de controle restrito monitoria individualizada Classes especiais Goniometria Figuras compromissos Metodologia de Pesquisa medidas eletrofisiológicas discriminação visual surdo-cegueira diagnóstico de leitura Ciência e Tecnologia Equivalence relations fading estático Manual para professores ensino de escrita abstração Avaliação das condições de oferta cursos de gradua Relações condicionais indenpendestes desenvolvimento de software financiamento da pesquisa estímulo modelo composto personalized system of instructions procedimento de fading programa de pesquisas comportamento Futuro da Psicologia brasileira Pesquisa em Psicologia Julgamento semântico requisitos para leitura e escrita Leitura e escrita Autoclíticos relacionais C & T avaliação de relatório de pesquisa Oficinas de leitura Efeitos da privação de alimento Banco de Dados Motivação intra-sessão Duração de componente Compoirtamento de escolha Ordenação Emergência de relações ordinais hierarquia social ciúme infantil Curriculo Funcional Controle social da denúncia WISC Procedimento de atraso e de fading out da figura Teoria de auto-eficácia Ética como parte das competências do psicólogo Problemas de desenvolvimento Valor de reforçador Perfis de competências acadêmicas Modelo animal de masoquismo Flexibilidade de relações de equivalência reforço natural
CTIT UFMG