Deisy das Graças de Souza http://lattes.cnpq.br/4404800720856419

Última atualização do Lattes: 28.08.2019
Unidade: Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
Departamento: Departamento de Psicologia - DPsi
Nomes de citação: de SOUZA, D. G. / de Souza, Deisy G. / Souza, Deisy das Graças de / Souza, D.G. / Souza, Deisy das Graças / Souza, Deisy G. / de Souza, DdG / DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS / SOUZA, DEISY / DAS GRAÇAS DE SOUZA, DEISY / Deisy de Souza / Deisy G. de Souza / de Souza, D / de Souza, D.G. / DE SOUZA, DEISY DAS GRAÇAS
  • Processos ou Técnicas (1)+
    • Ano
      1996
      Título
      Diagnóstico de leitura e escrita: tarefas para avaliação de repertórios rudimentares de leitura e escrita
  • Software (6)+
    • Ano
      2019
      Título
      LÓTUS
    • Ano
      2016
      Título
      GERENCIADOR DE ENSINO INDIVIDUALIZADO POR COMPUTADOR - GEIC
    • Ano
      2009
      Título
      GEIC-LECH - Gerenciador de Ensino Individualizado por computador
    • Ano
      2006
      Título
      GEIC Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador
    • Ano
      1999
      Título
      Aprendendo a ler e escrever em pequenos passos
    • Ano
      1998
      Título
      Progleit: Software para programação de atividades para o ensino de leitura
  • Trabalho Técnico (45)+
    • Ano
      2017
      Título
      Membro da Comissão da Avaliação Quadrienal dos Programas de pós-graduação - CAPES
    • Ano
      2013
      Título
      Membro da Comissão Julgadora do 11o. Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - Edição 2013
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico Journal of Applied Behavior Analysis
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico The Psychological Record
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc ao CNPq
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria ad hoc à FAPESP
    • Ano
      2012
      Título
      Assessoria à CAPES
    • Ano
      2012
      Título
      membro da Comissão de Avaliação dos resumos submetidos à 64ª Reunião Anual da SBPC
    • Ano
      2012
      Título
      Coordenação de GT da ANPEPP
    • Ano
      2010
      Título
      Coordenação de GT da ANPEPP
    • Ano
      2009
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico Psicologia: Reflexão e Crítica
    • Ano
      2009
      Título
      Coordenação da mesa-redonda " Balanço crítico da pesquisa em alfabetização e em práticas de leitura no século XX: desafios para o século XXI"
    • Ano
      2009
      Título
      Asssessoria ad hoc ao CNPq
    • Ano
      2009
      Título
      Assessoria ad hoc ao periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa
    • Ano
      2009
      Título
      Assessoria ad hoc ao periodico The Behavior Analyst
    • Ano
      2008
      Título
      Parecerista "ad-hoc" no III Congresso de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    • Ano
      2008
      Título
      Participou da Comissão do Programa Científico da da XXXVIII Reunião Anual de Psiciologia da Sociedade Brasileira de Psicologia
    • Ano
      2008
      Título
      Coordenação de GT da ANPEPP
    • Ano
      2007
      Título
      Presidente da Comissão de Elaboracão do Projeto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar
    • Ano
      2006
      Título
      Membro da Coordenação de Ciências Humanas e Sociais (CHS III) da FAPESP (2006-2009)
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer "ad hoc" e acompanhamento de relatorios de Bolsas de Mestrado - FAPESP (2006-2007)
    • Ano
      2006
      Título
      Coordenacao do Projeto Laboratorio de Estudos do Comportamento Humano - Tidia - AE Fase II (FAPESP)
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer incial e acompanhamento de relatorios de Bolsa de Pos-Doutorado no pais - FAPESP (2005-2007)
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer "ad hoc" e acompanhamento de relatorio de projeto de cooperacao internacional - CNPq (2005-2007)
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer "ad hoc" para auxilio viagem - CNPq
    • Ano
      2005
      Título
      Consultora "ad hoc" junto ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
    • Ano
      2004
      Título
      Membro Suplente do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (2004 a 2007)
    • Ano
      2004
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      2004
      Título
      Parecer "ad hoc" para Projetos de Mestrado - FAPESP (2004- 2005)
    • Ano
      2004
      Título
      Membor de Comissao para Avaliacao de solicitacoes de Bolsas de Mestrado - FAPESP (2004-2005)
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer inicial e acompanhamento de relatorios de Bolsas de IC - FAPESP (2003-2004)
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer "ad hoc" para solicitacao de auxilio viagem - FAPESP
    • Ano
      2003
      Título
      Consultoria para o projeto do CNPq " O Fomento `a Pesquisa pelo CNPq e os programas prioritarios do PPA/MCT
    • Ano
      2002
      Título
      Parecer inicial e acompanhamento de relatorios de Bolsas de Mestrado - FAPESP (2002-2003)
    • Ano
      2001
      Título
      Membro da Comissao de Assessores do CNPq para entrevista a candidatos ao Doutorado no Exterior
    • Ano
      2000
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      2000
      Título
      Parecer ad hoc para Bolsas de Produtividade em Pesquisa - CNPq (2000-2003)
    • Ano
      2000
      Título
      Membro da Comissao de Assessores do CNPq para entrevista a candidatos ao Doutorado no Exterior
    • Ano
      1998
      Título
      Coordenadora do CA de Psicologia do CNPq (1998-1999)
    • Ano
      1998
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      1996
      Título
      Membro do CA de Psicologia do CNPq (1996-1997)
    • Ano
      1996
      Título
      Coordenacão de GT na ANPEPP
    • Ano
      1993
      Título
      Presidente da Comissão de Elaboracão do Projeto do Curso de Graduação em Psicologia da UFSCar
    • Ano
      1992
      Título
      Assessoria cientifica `a Coordenadaoria de Pos-Graduacao da Universidade Estadual de Londrina (1992-1994)
    • Ano
      1990
      Título
      Assessoria ad-hoc para avaliacao de projetos de pesquisa - FACEPE (1990-1995)
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Julio Cesar Coelho de Rose Elenice Seixas Hanna Lidia Maria Marson Postalli Olavo de Faria Galvão Maria Cecília Bevilacqua Silvio Paulo Botomé Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil Monica Lúcia Fonseca João Cláudio Todorov Aline Roberta Aceituno da Costa Edson M. Huziwara Camila Domeniconi Gerson Aparecido Yukio Tomanari William J Mcilvane Ana Claudia Moreira Almeida Verdu Andreia Schmidt Jair Lopes Jr Maria Amélia Matos Wagner Rogério da Silva Daniela de Souza Canovas André A. Borge Varella Antonio Mauricio Moreno Camila Graciela Santos Gomes Tânia Maria Santana de Rose Ana Lúcia Rossito Aiello Maria Martha Hubner de Rose, Julio C Romariz da Silva Barros Raquel de Melo Golfeto Jorge MEndes de Oliveira Castro NEto PAULA DEBERT Maria Amelia Matos Thaize se Souza Reis Ligia Ebner Melchiori Carolina Martuscelli Bori Heloisa Helena Motta Bandini Julia Zanetti Rocca Raquel Maria de Melo Maria de Jesus Dutra dos Reis Almeida-Verdu, Ana Claudia Carmen Silvia Motta Bandini Leonardo Brandão Marques TOMANARI, GERSON Y. Nivaldo NALE Alex Eduardo Gallo Antonio Bento Alves de Moraes André Baptista Rosa Filho Vanessa Ayres Pereira Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Ana Teresa Colenci Debora Corrêa de Lima Lucas Tadeu Garcia Tathianna Amorim Souza Montagnoli Miriam C Liborio McIlvane, William J Olga M Kubo Jaqueline P. Tenório Drausio Capobianco Paulo Guilhardi Regiane S Qinteiro João dos Santos Carmo Terezinha Feres Carneiro Renato Bortoloti Ariane Agnes Corradi Carla Cristina Paracampo Luiz Carlos de Albuquerque Marilice F Garotti Todorov, João Claudio A Charles Catania Claudia Bastos Oshiro Maria Goretti da Fonseca Adriana Bernardes Pereira GOMES, CAMILA GRACIELLA SANTOS Renata Cristina Moreno Molina Ana Claudia Bortolozzi Maia Claudia Maria Simões Martinez Carlos Barbosa Alves de Souza Antonio Virgilio Bittencourt Bastos L. H. Sallorenzo Thais Porlan de Oliveira A.B.A. MORAES Cesar Augusto Teixeira Thereza Pontual de Lemos Mettel Luiz Marcelino de Oliveira Geraldina Porto Witter Sabrina Oliveira Alex Fernando Orlando Ângela Lorena Rodrigo Estevam Bela SELLA, ANA CAROLINA Elton Sarmanho Siqueira Jose Rubens Rebelatto Bueno, Deborah M. Ana Lucia Cortegoso Ana Claudia Bortolozzi Ligia Maria de Castro Marcondes Machado Raquel Lobo Guzzo Andrea Siqueira Marilda Alves Maevi Anabel Nono Tatiana Francis Gaia Marcia Regina Rubiano Renata Yuri Nakachima Elenice Aparecida de Moraes Ferrari Ed Melo Mariza Monteiro Borges Amelia Pasqual Marques Sídia N M Campos L. T. Stoddard Ricardo Costa Padovani Adriana Correa Bernardes Threza Pontual de Lemos Mettel Maria Aparecida Bugliani Maria Beatriz Martins Linhares Ioshiaqui Shimbo A. G. Brasolotto Adriana Erlinda Nolasco de Carvalho Fernanda Aguilera Ana Maria Pimenta de Carvalho Solange Calcagno Emilio Ribes Iñesta Marina Kohlsdorf Marina C. Fenner Regiane S. Quinteiro Priscila Benitez M A Feitosa Judith Reinhard Natalia Maria Aggio Esteve Freixa i Baquet DE SOUZA CANOVAS, DANIELA Paolo Moderato Celia Giacheti Maria Ignez Rocha e Silva Antonio Celso de Noronha Goyos Miriam Mijares Ferrari, Elenice A. M. Eda Terezinha de Oliveira Tassara Paulo Rogerio M. Menandro Koichi Ono Maria Amelia Almeida Krista Wilkinson Ana Maria Almeida Carvalho Felipe de Rose Patrícia Serejo de Jesus Priscila Grisante maria clara de freitas RIBEIRO, THAIS ARANTES GOLFETO, RAQUEL M. William F. Perez Fabiana Rego Freitas Dhayana Inthamoussu Veiga GALLANO, TAMIRIS POLETINI Tamiris Poletini Gallano MARQUES, LEONARDO BRANDÃO Dora Selma Fix Ventura BANDINI, CARMEN SILVIA MOTTA Rafael Moreno Thais Arantes Ribeiro dariel de carvalho Maria da Graça Bompastor Dias Mainá Santana R.R. SILVA Lopes, Jair Alves, Cristiane O Gislene A Braz Virginia M.D. Fava Elimar Adriana de Oliveira Feliciano Thais Cazati Faleiros Aline A Torres Silva, Wagner R. da Elisangela Machado Kimura, Márcia Y. T. Lopes Jr., Jair Daniela Mendonça Ribeiro Jussara Fátima Pasualon Lionello-DeNolf, K.M. Elizandra Maranhe José Antonio Bernardino Júnior Wilfred L. Williams Alessandra Andrade Lopes Paula Magila Deisy das Graças de Souza D.G. Agda Inês Mattoso Eliana Cristina Passador Denise M Gonçalves Viviane H Ferreira Paula Scaggion Dirceu Costa Mauricio Jamami Marciliana A. Correia Camila Akemi Karino Maria Cristina Di Lollo Melissa Picchi Zambon C Furlan VELASCO, SAULO M. MACHADO, ARMANDO D. Ellton Salles Barros Dionne Cavalcante Monteiro Marielle Diniz Cortez Vanessa Arioli Andréa Aparecida Ferraz DA SILVA BARROS, ROMARIZ Maria de Jesus Dutra dos Reis Victor Tadeu Araújo Silva, Wagner Naiara Minto de Sousa France de Oliveira Matos Marina Pavão Battaglini Fabiana C. de Souza Zilda Aparecida Pereira Del Prette Patricia Schelinni Debora de Hollanda Souza Maria Benedita Lima PARDO Adriana Bernardes Dutra Nancy V Fonseca de Almeida Olga Maria P Rolim Rodrigues Maria da Glória G Gimenes Vera Caldas M. Silva Lívia Felippe Luis Henrique Ferreira Daniela Maria Xavier de Souza Mario Arturo Alberto Guidi Eloisa Tudella Lea B. Soares Cristina Y. Toyoda Roberto Ribeiro da Silva Esther Silva Edmar Vieira dos Santos N. Oliveira Carlos Castro Brunna Stella da Silva Carvalho Leo Contesini Keylla Barbosa Isadora Ferrari A.G. Brentano Luiz Antonio Rizzon Bento Prado Jr. Thiago Petruccelli Tatiana Vidotti Lucia Eneida Seixas Prado Michelle Shibata Mônica Favoreto Nathalia Velludo Paula Coelho Sassazaki Ana Paula Thomazatti Camila Polisello Fernando Furlanetto Dhayana Inthamoussu Veiga Elaine A. Borim Daniel O Gabarra Carolina Sella Sandra de Lima Ribeiro dos Santos Silva, Marcos Alexandre Rose Lima, Débora Corrêa Anacleto, Junia Coutinho Eneida O Graeff Martinez, Claudia Maria Simões José Carlos Gaban Daniel T Cerutti Alessandra Rocha de Albuquerque Ana Flávia T Basso Wilfred Lawrence Williams Nancy Vinagre Fonseca de Almeida Eniceia Goncalves Mendes Maria Auxiliadora Dessen Mariangela Tambelini José Luiz Sundermann João Carlos Pedrazzani Elisabeth Tunes Heloisa Helena Ferreira da Rosa Saulo M. Velasco Armando Machado Sylvia Regina Panico Gorayeb Antonio Ribeiro de Almeida Thais Cazati Tâmara de Andrade Lindau Marcelo Sadao Ito C S Martins Maria Regina Cavalcante Tereza Carreteiro Durval Muniz de Albuquerque Júnior Celina Maria Moreira de Mello Zeidi Trindade Ricardo Primi Gardenia Abbad Alexandre Dittrich Maria Isabel Pedrosa Steven C Hayes A V B Bastos Maria Amalia P Abib Andery Marilia dela Coleta Marcelo Benvenuti Ana Leda de Faria Brino Lidia S. Gomes CRISTIANA FERRARI Jairo Eduardo Borges Maria Angélica do Carmo Zanotto Alvaro Tamayo Azair Liane Matos do Canto de Souza Zilda Ap Pereira DelPrette Marilia Sposito Ana Luisa B. Smolka Latife Yazigi Gladis Mabel Duarte Cleonara Maria Schawrtz Anderson Tibau Lucelena Ferreira Fourneau Dalci Maria dos Santos Laura Guilhoto Esper A. Cavalheiro Indira Naomi Kawasaki Vanessa Ayres Pereira Mariana Simões Harry Mackay William Dube Cesar Augusto Camilo Teixeira Anderson Jonas das Neves Thiago Pestillo Seles Carolina Junqueira Ferreira Cassia Leticia Carrara Domiciano Eduardo Martins Morgado Mayara da Silva Ferreira Gerson Américo Janczura Mayára S. Ferreira Thais Porlan de Oliveira Maria Aparecida Pereira da Silva Solange M. Wechsler Natália Rodrigues Biscassi Zelia Maria Mendes Biasoli Alves Janaina Labadessa Rizzo Marcos Alexandre Rose Silva Junia Coutinho Anacleto Carlos de Sousa Brito Neto Dhayanna I. Veiga Livia Scienza Suéllen R. Silva Cesar Teixeira Jorge C. Sarriera CALCAGNO, SOLANGE BARROS, ROMARIZ DA SILVA FERRARI, ISABELA SBRAVATTI Danielle B. Horowitz Gustavo P. de Carvalho Flavia Heloisa dos Santos SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA LANGSDORFF, LUIZA COSTA Laura S. Gomes GOMES, CAMILA GRACIELLA DE ROSE, J Yara Assumpção Aderson da Costa Jr Andrea Osanai Lucia H Sallorenzo Carlos Eduardo Cameschi Dionne Monteiro Cavalcante Fernanda da Luz Anastácio Pessan Josineide Vieira Santos LINDAU, TÂMARA ANDRADE OLIVEIRA, IANAIARA MARPRATES SCIENZA, LIVIA Leticia dos Santos ALMEIDA-VERDU, ANA CLAUDIA MOREIRA Fernando Cesar Capovilla Alceu Regaço BISCASSI, NATÁLIA Thiago Barbosa MORENO, ANTONIO MAURÍCIO Ingunn Sundaker MACHADO, ARMANDO LUCCHESI, FERNANDO DEL MANDO DE CARVALHO, MARILIA PINHEIRO Wilfred Lawrence Williams Lucas Couto de Carvalho Layse Maria dos Santos Ferreira Rafael da Silva Analice Dutra Silveira SILVEIRA, ANALICE DUTRA SILVA, ISABELLA BONAMIGO DA Alcides Gadotti GIACHETI, CÉLIA MARIA Maria Lucia Seidl de Moura
Aprendizagem Relacional comportamento simbólico Controle de Estimulos Equivalência de estímulos aquisição de leitura e escrita Aprendizagem humana Análise e programação de condições de ensino Aprendizagem discriminativa Aprendizagem animal Implante coclear Aprendizagem Simbólica Discriminações condicionais Controle Instrucional Aprendizagem de Leitura Função Simbólica Análise Experimental do Comportamento Deficiência auditiva análise comportamental da leitura e da escrita Educação Especial Análise do comportamento Autismo Aprendizagem Por Exclusao Ensino superior Aquisição de leitura Comportamento verbal ensino individualizado Análise Funcional do Comportamento Esquemas de Reforco Psicologia Aprendizagem Sem Erro Exclusão aquisição de linguagem Quantificação da lei do efeito Aquisição de vocabulário Ensino informatizado discriminação simples análise de contingências Analise comportamental da leitura Emergência de comportamentos novos Generalização recombinatória Compreensão auditiva Responder por exclusão Planejamento de Ensino Controle aversivo Objetivos de ensino Fracasso escolar Compreensão e significado Emparelhamento com o modelo classes de estímulos equivalentes Comportamento de escolha Ensino de leitura discriminação auditiva Classes de estímulo Escolha e Preferência Currículo experimental Divulgação Científica Psicologia Cientifica Recombinação de unidades leitura generalizada Aplicações da análise do comportamento crianças pequenas Ensino por computador Formação de Recursos Humanos Mapeamento simbólico emergente contingências Avaliação de repertórios acadêmicos Análise comportamental aplicada Ensino de repertórios acadêmicos Análise conceitual crianças PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA Politica Cientifica em Psicologia Ratos Jogos Educativos abelhas / meliponas Topografias de controle de estímulo Avaliação de repertório Deficiência mental programação de condições de ensino Comportamento Animal Pesquisa em análise do comportamento condições de ensino Controle comportamental por símbolos Aprendizagem de comportamentos acadêmicos classes funcionais Pesquisa científica em Psicologia Criança Leitura recombinativa Consciência fonológica discriminações complexas cognição motivação Controle discriminativo Comportamento governado por regras Leitores Principiantes Desenvolvimento Cientifico em Psicologia avaliação de desempenho Análise de condiçoes de ensino Escolha de acordo com o modelo recombinação de repertórios Classes de comportamento abelha Pós-Graduação Psicologia Experimental Análise Comportamental Controle de estímulos auditivos Programacao de ensino Ensino de Psicologia Relações arbitrárias análise de erros Estímulos auditivos Jogos que requerem leitura Aprendizagem de esquiva universitários Controle aversivo do comportamento Adultos analfabetos Análise molecular do comportametno Regras Procedimentos de Ensino Reversão de discriminação Leitura escolares de risco Análise molar do comportamento pesquisa translacional escrita Estímulos visuais comportamento de esquiva Behaviorismo Radical ensino fundamental punição Ontogênese de controle instrucional Dificuldade de aprendizagem FORMAÇÃO DE PESQUISADORES análise de relações verbais Pre-Escolares Procedimentos informatizados Deficiência indetectual Razão fixa Síndrome de Down Controle por instruções deficiência visual Esquiva livre sinalizada Classes de comportamento generalizadas extinção Seguimento de instruções Baixo aproveitamento acadêmico Correlaço entre leitura e escrita Ambiente virtual curso de psicologia Topografias de controle de estímulos Prioridades para a Psicologia ensino a distância Psicologia e Sociedade Dificuldades de linguagem Ensino especial Discriminação sem erro pombos metacontingências Simetria paradigma de equivalência Avaliação de leitura consequências reforçadoras Contingência tríplice Ensino de leitura e escrita emparelhamento por identidade Redes de relações comportamentais Carolina Bori cochlear implants Alfabetização inteligibilidade de fala Símbolo diretrizes curriculares relational learning Learning Set Aprendizagem software educacional Relações emergentes Formação de classes de estímulos Processos simbólicos Delineamento de sujeito como seu próprio controle Trocas Fonemicas Classes de equivalência formação de conceitos Comportamento modelado por contingências capacitação de cuidadores Capacitação de pessoal Aprendizagem do comportamento conceitual Instrumentação em análise do comportmento Controle por unidades textuais mínimas Ampliação do repertório funcional reading acquisition alunos de risco capacitação do educador Ensino de análise do comportamento Linha de base múltipla para controle experimental Pesquisa em Educação Especial Redes de relações de equivalência Classe generalizada surdez Matching-to-sample Comportamento conceitual Transferência de controle de estímulos fading controle restrito de estímulos prevenção de deficiências múltiplos exemplares Exclusão com estímulos visuais Portadores de deficiência mental Limiar auditivo Comportamento textual cães avaliação de programa mapeamento rápido estímulos tridimensionais ansiedade Alfabeto digital Interações sociais Topografias de resposta Procedimentos para ensino de leitura matrizes Estímulos táteis Ensino de habilidades básicas Análise histórica jogo Competências do psicólogo Figuras e Leitura Preferência Esquiva não-sinalizada Reforçamento diferencial discriminações simultâneas reabilitação auditiva estimulação cognitiva iniciação científica desenvolvimento da compreensão da leitura Correspondência Dizer-Fazer Pesquisa básica Atividades recreativas procedimento de exclusão comportamento de criança symbolic behavior Medida de limiar cooperação nomeação de estímulos Contexto de reforço avaliação de pesquisa intervenção comportamental Pesquisa em Ensino supressão condicionada Leitura e escrita fisioterapia Realidade virtual Desordens do processamento auditivo jogos Comportamento social memória responder coordenado Banca Examinadora medidas de aprendizagem Matching atrasado Mando pesquisa aplicada Paralisia cerebral Respostas de observação história experimental pequisa e aplicação descrição de contingêncicas Estímulos compostos inclusão processos psicológicos básicos Pacientes Especiais Psicofarmacologia Fonemas Surdos e Sonoros Modelagem de comportamento relações nome-objeto iniciação à leitura rastreamento do olhar Controle por elementos INCT-ECCE fast mapping Redes de relações comportamentais em leitura e esc Comportamento alimentar Planejamento institucional Generalização da leitura perfil do psicólogo procedimentos de fading estímulos temporais Tato Variabilidade comportamental intra-sessão pseudo-alfabeto Desnutrição INCT sobre Comportamento, Cognição e Ensino Ecóico Operantes verbais superseletividade Laboratório e experimentação como condições de ens Lei generalizada da igualação Sequências de comportamento Novidade comportamental preference assessment ensino de escrita melipona Asperger Reforçamento negativo História do Programa de Ed. Especial da UFSCar Intervalo Fixo Controle de estímulos contextual múltiplos modelos Children Medida de competência intelectual/cognitiva Classe de ordem superior medidas eletrofisiológicas Reorganização de Classes Matching arbitrário discriminações auditivo-visuais cachorros Avaliação de habilidades discriminativas Adultos Idosos brincadeira Braille Avaliação de cursos Pequisa como atividade privilegiada de ensino Síndrome de Asperger Trocas Grafemicas Crianças surdas consequências específicas Análise Funcional Desamparo Aprendido Conceitos científicos equivalence paradigm aprender por exclusão Educacao Especial como Área de Conhecimento SIMBOLIC BEHAVIOR Sistema de FM avaliação de projetos de pesquisa Ensino de relações múltiplas Caracteristicas pessoais de deficientes Bases científicas para atuação profissional em Psi comportamento precorrente auxiliar Contingências na interação profissional Historia da Psicologia Controle de estímulos textual portadores de deficiência física Julgamento semântico deficiência física Controle de estímulos da esquiva computer games Estímulos positivos e negativos Informatização do ensino desenvolvimento auditivo familiaridade do texto Desenvolvimento Humano Relações condicionais necessidades educativas especiais Construção de currículo Letramento Emergente conceito de contingência tatos Estímulos bidimensionais Tipos de erros criança e literatura Estímulos discriminativos interação professor-aluno Ensino de reconhecimento de palavras Síntese comportamental Nomeação de figuras Escolha emparelhamento com atraso produção de sentenças formação em psicologia Programa INCT Aprendizagem escolar Desenvolvimeto infantil Ampliação de repertório social instrução programada neurociência prematuridade Enfrentamento aprendizagem colaborativa esquemas múltiplos Desafios Relações palavras-figuras Escolaridade emparelhamento adaptado fotos Transferencia de Funcoes velocidade de resposta symbolic functions grupo de pesquisa Ensino ritmo próprio Solução de problemas Procedimento operante controle por seleção consciencia fonolófgica fading dinâmico Língua Brasileira de Sinais (Libras) trabalhador rural filosofia da psicologia Escrita emergente generalized equivalence classes Comportamento de ouvir Pesquisa Educacional origens da exclusão Seguimento de instruções em ambiente natural textual behavior prelingual deafness Eletrofisiologia léxico Reading comportamento emergente Semantics Estimulação aversiva Registro cumulativo literatura infantil Autoeficácia equivalência funcional processamento auditivo central auditory threshold tentativa com múltiplas escolhas three-dimensional stimuli select control Comportamento de falante Oficinas de leitura e escrita jogo digital transtornos da comunicacão Ensino de engenharia classificação de reforçadores variabilidade comportamental Modelo articulatório Teoria da Comunicação crítica delineamentos experimentais Compromisso social Resistência à mudança Alcançar objetos história pré-experimental Estudo de futuro Sidman razão variável falsas memórias dimensão instrumental Dislexia sistema de pontos Psicologia Social do Trabalho Práticas culturais Incidência de perdas auditivas história da análise do comportamento Linguagem de Sinais matching visual-auditivo Pressão à barra resposta ativa controle por rejeição Língua de Sinais matriz de treino superação de desigualdades professores de AEE Transtorno dos Sons da Fala promoção de habilidades Cebus apella ensino de inglês Música relações palavra-qualidade correspondencia figura-objeto realizações Contribuições da psicologia Relações palavras-ações atraso de desenvolvimento nomeação Leitura de Histórias Epistemologia mentira Transtorno do Espectro do Autismo mini-sistema linguístico fomento Perspectivas bebês similaridade física Objetos Ensino de segunda língua Implicações educacionais Rendimento escolar Relações auditivo-visuais envelhecimento e aprendizagem pseudo-sentenças Aprendizagem por instrução undergraduate students múltiplos comparações procedimentos de aprendizagem Fotos e objetos Psicologia Escolar Alunos do Ensino Fundamental Portadores de Deficiência Auditiva Desempenhos Emergentes Padrões de Qualidade Lei do efeito prevenção Discriminação temporal Controle de estímulos por figuras psico-oncologia estrutura de historia Iniciação científica para crianças Responder por seleção fading in do modelo Promoção do desenvolvimento infantil violência doméstica Relações Espaciais Múltiplas relações de condicionalidade atendimento odontológico MEC/INEP Comportamento profissional Conceito de continência Eye Movements Adjetivos Review reject control comportamentalismo Reconhecimento de palavra Propriedades de estímulos Albert Bandura Foresight quantidade de treinio Deficiência Intelectual movimentos oculares Relações ordinais História de conceito operações estabelecedoras sobreposição de estímulos Auto-regras narração de histórias tminiature linguistic system Verbos Skinner discriminação visual Aprendizagem de Leitura e Escrita Dominância Teoria de auto-eficácia brincadeiras de esconder significado de sentença curriculo suplementar Ética como parte das competências do psicólogo Problemas de desenvolvimento intraverbais game-based learning Processamento semântico tecnologias educativas equivalencia generalizada Estímulos 2D recombinative generalization Condições sociais de deficientes Procedimento de atraso e de fading out da figura Educação infantil Qualidade de reforçadores Investigação sobre a não ocorrência Autoclíticos relacionais Valor de reforçador Ordenação Emergência de relações ordinais Perfil de competências hierarquia social ciúme infantil Exame Nacional de Cursos requisitos para leitura e escrita Curriculo Funcional Compoirtamento de escolha Ensino de cópia Duração de componente Controle social e violência Perfis de competências acadêmicas Modelo animal de masoquismo Flexibilidade de relações de equivalência WISC Controle social da denúncia Isolamento Social Estabilidade de relações de equivalência escrita em ditado uso do computador pesquisa em psicologia avaliação cognitiva operações aritméticas Saúde do Trabalhador Aprendizagem dialógica C & T avaliação de relatório de pesquisa Oficinas de leitura iinteligibilidade de fala controle pela audiência reforço natural deficiências de desenvolvimento Perdas auditivas atividades profissionais reconhecimento de palavras crianças com dificuldade terapeuta EEG leitra de histórias infantis Ética Futuro da Psicologia brasileira comportamento programa de pesquisas class expansions combinação de estímulos Efeitos da privação de alimento Evoked potentials reconhecimento de sentenças Banco de Dados análises moleculares do desempenho speech inteligibility stimulus control topography procedimento de fading Avaliação das condições de oferta cursos de gradua intervenção intensiva Relações condicionais indenpendestes desenvolvimento de software Avaliação comportamental financiamento da pesquisa estímulo modelo composto personalized system of instructions Discriminação sucessiva Reforço Figuras sistema de C&T Evidências Científicas plataforma de software tentativas discretas representação de cenas Comportamento de camundongos correspondência fazer-dizer compromissos fading estático Equivalence relations intensidade do estímulo incondicionado abuso sexual infantil carga laboral surdo-cegueira diagnóstico de leitura estimativa de desempenho Engenheiro de Produção Ciência e Tecnologia Micro-computador Análise de controle restrito Inteligência Cultural Teste ABLA-R Natureza da tarefa Minorias Sistema de ensino personalizado Taxas diferenciais de respostas Teoria da maximização momentânea Ontogênese e filogênese Estímulos textuais complexos Redes de relações comportamentais na leitura e na Avaliação de Condições de Oferta distúrbios atencionais monitoria individualizada discriminações auditivo-tateis Convergência Tecnológica estímulos 2D e 3D Estímulos 3D Classes especiais Goniometria produção oral de histórias simple discrimination Motivação intra-sessão Material instrucional projeto pedagógico TICs Memória de trabalho HANDWRITING produção científica symbolic functioning Electrophysioly Programa de Computador Stimulus equivalence gerenciador de ensino Classes de equivalência generalizadas abstração Manual para professores Natureza do estímulo discriminativo formação de classes Parâmetros temporais Análise Empírica Labirinto em Cruz Elevado Estimulação precoce two-dimensional stimuli stimulus control reforçamento específico transmissão cultural reforço arbitrário responder cooperativo repertório verbal discriminação tátil Metodologia de Pesquisa Doença de Alzheimer modelo animal de cooperação Alzheimer efeitos supressivos sobre comportamento stingless bees política Contratação de professor substituto aprendizagem operante Sala de recursos êxito escolar adesão ao ensino Comportamento de Ouvinte Psicologia Educacional
CTIT UFMG