Dulcinéia de Fátima Ferreira http://lattes.cnpq.br/9339578170693084

Última atualização do Lattes: 26.02.2019
Unidade: Centro de Ciências Humanas e Biológicas - CCHB
Departamento: Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE
Nomes de citação: PEREIRA, D. F. F. / FERREIRA, D. F. / FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA
  • Trabalho Técnico (7)+
    • Ano
      2017
      Título
      Interrogando o direito à educação: oferta e demanda por educação de jovens e adultos no estado do rio de janeiro
    • Ano
      2017
      Título
      A EJA em Rio Claro e o direito a educação
    • Ano
      2011
      Título
      UFSCar e ACADEBIO: diálogos acerca da gestão educacional e da formação pedagógica
    • Ano
      2011
      Título
      Reflexões em torno da formação de educadores de jovens e adultos na Educação Popular:experiências e desafios no Distrito Federal e Entorno
    • Ano
      2009
      Título
      Referenciais Pedagógicos da Proposta de Educação para a convivência com o Semi-Árido: Um estudo crítico
    • Ano
      2009
      Título
      Mudanças curriculares na construção da escola primária na Bahia - 1889 a 1925
    • Ano
      2009
      Título
      Programa Comunidade na Escola
Educação Popular EDUCAÇÃO Educação de jovens e adultos Educação e Sociedade Processos de Subjetivação Paulo Freire Concepção de educação Formação de Educadores Pedagogia de Paulo Freire políticas de subjetivação Educação emancipadora Política e educação CARTOGRAFIA ALFABETIZAÇÃO alfabetização de jovens e adultos educação e politica criação contemporaneidade do pensamento de Freire Educação transformadora cultura popular inclusão exclusão Desenvolvimento infantil Memória cultura Processo Educativo História da educação letramento POLÍTICAS PÚBLICAS Educando Jovem e adulto esperança movimentos sociais alfabetização de adultos Pesquisa em educação gestão democrática Leitura Educação e africanidades Educação de adultos ecologia de saberes Educação Dialógica participação Educação infantil diálogo Educação Não-Formal alfabetização e letramento educação e cuidado Analfabetismo Pesquisa cartografica Experiencia Pedagogica Arte-Educação Cultura Tradicional gestão escolar Juventude cuidado Formação de alfabetizadores Política de financiamento Ensino - aprendizagem Educação e Comunidade Educação não escolar saber da experiência cultura tradicional caiçara Educação Bancária Boaventura de Sousa Santos Brasil alfabetizado corpo e educação Educação do campo escrita Princípios pedagógicos ações coletivas reinventar a prática Sonhos Princípios filosóficos comunidade tradicional Educação e participação brinquedos e brincadeiras Processos formativos Movimento Negro Direitos Humanos HISTÓRIA Experiência Estágio CURRÍCULO Cultura imaterial educação e processos de subjetivação Arte Poder, etica, estética na educação PROJETO PEDAGÓGICO brincar Projeto político pedagógico relação professor aluno analfabetismo escolar NEOLIBERALISMO A especificidade da EJA Comunidade quilombola educação no Terreiro Letraviva Pedagogia espírita imagens didática movimentos sociais e educação práticas alfabetizadoras Oficina de Fandango Caiçara história de vida Saúde e educação Gênero e Educação História oral professor terapia comunitária o papel do educador Educação para as relações etnico raciais pratica de ensino circo saber intuitivo Criatividade Educação musical formação do(a) Pedagogo(a) ancestralidade Prática político pedagógica o cuidado como princípio na EJA construção da escrita Joseph Jacotot metodologia do EF PODER Poder, etica e estetica na EJA diálogo, arte, cuidado círculos de cultura Gestão compartilhada papel social do educador PRÁTICAS EDUCATIVAS alcances, limites e desafios conhecimento mulheres Pesquisa Educacional jogos Processos educativos gestão educacional Medicalização produção de invisibilidade Politica Educacional Formação de Professores Educação e cultura popular Tolerância saúde mental Racismo escola e comunidade Dificuldade de aprendizagem política participação da comunidade na escola corpo identidade cultural Conselho de Escola PRECONCEITO RACIAL equivocos pedagógicos relação educador educando Ensino Superior reinventar a educação Produção de conhecimento leitura critica Fórum EJA Pedagogia do Devir Cursinhos Pré Universitários Populares Feminismo ensino técnico Refugiados Patrimônio cultural experiencia educativa educacao tecnologica Jamary dos Pretos cultura acadêmica criança circense seberes Xavantes descolonização do pensamento educação quilombola Ecologia micropolítica cultura caipira Extensão Universitária Estudo de ccaso filosofia ubuntu Reducação de Danos Ludicidade Educação escolar Cineclube Sindicato teologia da libertação Programa Mais Educação ensino pesquisa extensão Fotografia prática pedagógica soberania Potência da alegria cinema plano municipal de educação Psicanálise ONG Açãoamor Integração comunidade escola cooperativismo e associativismo MOVA Sorocaba ibaô povo Dagara Aprendizagem Distúrbios de aprendizagem vivência Pedagogia histórico-crítica Escola de samba sociologia da educação Singularidade Ciência Síndrome de Down papel politico do educador Ensino Médio Maracanã filosofia gramsciana música popular Exclusçao social ESCOLA diferença comunidade Moradores em situação de rua Valor ético Educacao popular, educacao de adultos, Paulo Freir COMPORTAMENTO INFANTIL espaço cultural Educaçãp de adultos vida nômade Pedagogia Freinet tendências pedagógicas SOCIOLOGIA EDUCACIONAL Fandango de Chilenas O ensino de biologia analfabetismo afetivo Educação e saúde Teoria pedagógica Educação Xavante matriarcas Comunidades Tradicionais Sustentabilidade Heleieth Saffioti Avaliação Pedagogia A´uwe. Wamari wede saberes da experiência etnografia Filosofia fandango Teatro e Educação indisciplina Saberes riso educação libertadora feminismo negro Capoeira pluralidade saberes da intuição Pedagogia morador de rua educador Africanidades sarau convivência PIBID Cooperação escola-comunidade cuidador Hospitalidade Educação politica e sociedade Fandango Caiçara Sociologia diversidade Periferia Ensino de Sociologia bumba - meu- boi Literatura e educação psicomotricidade Dislexia senso comum TECNOLOGIA ducumentação emancipação social risco costumes modo de vida brincante Reflexão Celestin Freinet Pedagogia do oprimido ~educação e direitos humanos Várzea Paulista construtivismo motivação História da escrita Pedagogia de Freinet Fracasso escolar Produção de subjetividades resistência afetividade ditadura militar prazer Infância brincante psicogênese da língua escrita Iguape - SP
CTIT UFMG