Dulcinéia de Fátima Ferreira http://lattes.cnpq.br/9339578170693084

Última atualização do Lattes: 09.08.2019
Unidade: Centro de Ciências Humanas e Biológicas - CCHB
Departamento: Departamento de Ciências Humanas e Educação - DCHE
Nomes de citação: PEREIRA, D. F. F. / FERREIRA, D. F. / FERREIRA, DULCINÉIA DE FÁTIMA
  • Trabalho Técnico (7)+
    • Ano
      2017
      Título
      A EJA em Rio Claro e o direito a educação
    • Ano
      2017
      Título
      Interrogando o direito à educação: oferta e demanda por educação de jovens e adultos no estado do rio de janeiro
    • Ano
      2011
      Título
      Reflexões em torno da formação de educadores de jovens e adultos na Educação Popular:experiências e desafios no Distrito Federal e Entorno
    • Ano
      2011
      Título
      UFSCar e ACADEBIO: diálogos acerca da gestão educacional e da formação pedagógica
    • Ano
      2009
      Título
      Referenciais Pedagógicos da Proposta de Educação para a convivência com o Semi-Árido: Um estudo crítico
    • Ano
      2009
      Título
      Mudanças curriculares na construção da escola primária na Bahia - 1889 a 1925
    • Ano
      2009
      Título
      Programa Comunidade na Escola
Educação Popular Educação Educação de jovens e adultos Educação e Sociedade Processos de Subjetivação Paulo Freire Formação de Educadores Pedagogia de Paulo Freire Concepção de educação políticas de subjetivação Cartografia Política e educação Educação emancipadora Alfabetização cultura popular Alfabetização de jovens e adultos criação educação e politica contemporaneidade do pensamento de Freire Educação transformadora Desenvolvimento infantil inclusão exclusão letramento esperança Processo Educativo Educando Jovem e adulto memória cultura Movimentos sociais Políticas públicas Educação e africanidades Pesquisa em educação gestão democrática História da educação Leitura alfabetização de adultos Educação de adultos Educação infantil educação e cuidado participação Educação Não-Formal alfabetização e letramento comunidade tradicional Educação Dialógica diálogo Arte-Educação ecologia de saberes Analfabetismo Experiencia Pedagogica gestão escolar Pesquisa cartografica ensino - aprendizagem Educação e Comunidade saber da experiência Educação Bancária Juventude Política de financiamento Formação de alfabetizadores currículo Boaventura de Sousa Santos Educação do campo cuidado cultura tradicional caiçara Brasil alfabetizado escrita corpo e educação Princípios pedagógicos Direitos Humanos Potência da alegria Educação e participação Arte ancestralidade projeto pedagógico reinventar a prática analfabetismo escolar Processos formativos NEOLIBERALISMO Sonhos Princípios filosóficos Cultura imaterial ações coletivas Experiência Educação não escolar Movimento Negro história Poder, etica, estética na educação brincar A especificidade da EJA Cultura Tradicional educação e processos de subjetivação relação professor aluno Projeto político pedagógico Estágio brinquedos e brincadeiras círculos de cultura circo Práticas Educativas papel social do educador formação do(a) Pedagogo(a) gestão compartilhada o cuidado como princípio na EJA Pedagogia espírita terapia comunitária metodologia do EF Oficina de Fandango Caiçara Conselho de Escola educação no Terreiro Saúde e educação Comunidade quilombola Educação para as relações etnico raciais Poder, etica e estetica na EJA alcances, limites e desafios diálogo, arte, cuidado construção da escrita Professor poder didática Gênero e Educação pratica de ensino Joseph Jacotot história de vida imagens emancipação social conhecimento participação da comunidade na escola Politica Educacional corpo saúde mental Dificuldade de aprendizagem jogos Processos educativos saber intuitivo práticas alfabetizadoras Racismo Educação e cultura popular Medicalização Formação de professores Tolerância o papel do educador política identidade cultural Pesquisa Educacional mulheres Educação musical História oral movimentos sociais e educação Letraviva gestão educacional produção de invisibilidade escola e comunidade Prática político pedagógica Criatividade Iguape - SP educacao tecnologica filosofia ubuntu descolonização do pensamento seberes Xavantes Pedagogia do Devir educação quilombola Literatura e educação experiência educativa Patrimônio cultural Refugiados Moradores em situação de rua Extensão Universitária micropolítica cultura caipira tradição Estudo de ccaso Jamary dos Pretos criança circense ensino técnico comunidade Sindicato Cineclube Educação escolar Sorocaba povo Dagara ensino pesquisa extensão ibaô Diferença Teologia da Libertação Fotografia prática pedagógica MOVA cooperativismo e associativismo Integração comunidade escola ONG Açãoamor Psicanálise Plano Municipal de Educação cinema soberania escola Exclusçao social equivocos pedagógicos relação educador educando PRECONCEITO RACIAL leitura critica Cursinhos Pré Universitários Populares Ensino superior Fórum EJA Produção de conhecimento Ludicidade Aprendizagem Distúrbios de aprendizagem filosofia gramsciana Maracanã ensino médio papel politico do educador Ciência Singularidade sociologia da educação Escola de samba reinventar a educação saberes da experiência Avaliação SOCIOLOGIA EDUCACIONAL Educaçãp de adultos espaço cultural COMPORTAMENTO INFANTIL Celestin Freinet Educação Xavante Educação e saúde Pedagogia educador EDUCAÇÃO LIBERTADORA Africanidades Filosofia fandango Teatro e Educação indisciplina Saberes Valor ético riso Pibid História da escrita Sociologia Várzea Paulista Educacao popular, educacao de adultos, Paulo Freir sarau etnografia Pedagogia A´uwe. Wamari wede afetividade diversidade Reducação de Danos saberes da intuição Programa Mais Educação motivação construtivismo ditadura militar cultura acadêmica capoeira contemporânea Pedagogia histórico-crítica Feminismo Ecologia Síndrome de Down psicomotricidade Produção de subjetividades Periferia costumes modo de vida brincante resistência Pedagogia de Freinet prazer Infância Fandango Caiçara Hospitalidade cuidador Dislexia senso comum tecnología ducumentação risco bumba - meu- boi Ensino de Sociologia Cooperação escola-comunidade psicogênese da língua escrita Fracasso escolar Fandango de Chilenas vida nômade Pedagogia Freinet Sustentabilidade brincante Capoeira pluralidade morador de rua O ensino de biologia Heleieth Saffioti tendências pedagógicas Reflexão MÚSICA POPULAR PEDAGOGIA DO OPRIMIDO ~educação e direitos humanos convivência analfabetismo afetivo Teoria pedagógica Comunidades Tradicionais feminismo negro
CTIT UFMG