Maria Iolanda Monteiro http://lattes.cnpq.br/4189205834370563

Última atualização do Lattes: 15.10.2019
Unidade: Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
Departamento: Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP
Nomes de citação: MONTEIRO, M. I. / Monteiro, Maria Iolanda / MONTEIRO, Maria Iolanda / MONTEIRO, MARIA IOLANDA / Maria Iolanda Monteiro / Monteiro, M. I.
Mestrado: 10
Doutorado: 2
Pos-Doutorado: 0
Outras: 30
  • Trabalho Técnico (29)+
    • Ano
      2017
      Título
      Revista Pro-Posições - UNICAMP
    • Ano
      2017
      Título
      Revista Reveduc ? UFSCar
    • Ano
      2017
      Título
      Revista Acta Scientiarum Education
    • Ano
      2017
      Título
      Revista Educação: Teoria e Prática
    • Ano
      2016
      Título
      Revista Reveduc ? UFSCar
    • Ano
      2016
      Título
      Revista Pro-Posições - UNICAMP
    • Ano
      2015
      Título
      parecerista ad-hoc da revista Nuances: estudos sobre Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp, campus de Presidente Prudente
    • Ano
      2015
      Título
      Revista Reveduc ? UFSCar
    • Ano
      2014
      Título
      Revista Reveduc ? UFSCar
    • Ano
      2014
      Título
      SIED:EnPED
    • Ano
      2012
      Título
      Terceiro Relatório do Estágio Probatório
    • Ano
      2012
      Título
      Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED) e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (EnPED)
    • Ano
      2012
      Título
      XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
    • Ano
      2011
      Título
      Segundo Relatório de Estágio Probatório
    • Ano
      2011
      Título
      consultor (a) ad hoc da Revista NUPEM (ISSN 2175-7429 Print, ISSN 2176-7912 Online), da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam)
    • Ano
      2011
      Título
      Revista Eletrônica de Educação ? Reveduc
    • Ano
      2011
      Título
      Revista Leitura: Teoria e Prática, publicação semestral da Associação de Leitura do Brasil (ALB)
    • Ano
      2010
      Título
      Primeiro Relatório de Estágio Probatório
    • Ano
      2009
      Título
      Parecerista ad-hoc da Comissão de Avaliação dos Resumos referentes aos trabalhos submetidos para apresentação nas sessões de comunicações do 17.º Congresso de Leitura do Brasil
    • Ano
      2008
      Título
      Contribuições para pensar as práticas de leitura e escrita de professoras das séries iniciais do ensino fundamental
    • Ano
      2006
      Título
      Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas
    • Ano
      2005
      Título
      Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas
    • Ano
      2004
      Título
      Identidades profissionais: histórias de alfabetizadoras bem sucedidas
    • Ano
      2003
      Título
      Identidades profissionais: histórias de alfabetizadoras bem sucedidas
    • Ano
      2000
      Título
      Práticas de alfabetizadora e suas relações com o rendimento escolar dos alunos
    • Ano
      1999
      Título
      Práticas de alfabetizadora e suas relações com o rendimento escolar dos alunos
    • Ano
      1998
      Título
      Fatores das práticas dos professores de Ciclo Básico que contribuem para o rendimento escolar dos alunos
    • Ano
      1997
      Título
      Fatores das práticas dos professores de Ciclo Básico que contribuem para o rendimento escolar dos alunos
    • Ano
      1994
      Título
      As relações entre o perfil do aluno e as propostas de enriquecimento curricular na Escola Padrão
A J Marin Marcia Regina Onofre Catia Silvana da Costa Monique Aparecida Voltarelli Fabiana Marini Braga Maria Cristina de Senzi Zancul Josely Kobal de Oliveira Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Carlos Eduardo Candido Pereira Cláudia Cristina F. Guilherme Aline Sommerhalder Carolina Criscuolo Maria Betanea Platzer Lilian Lopes Martin da Silva Rodolfo Telarolli Júnior Rita de Cassia de Souza Landin Carmen Lucia Brancaglion Passos Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Marcia Rosenfeld Gomes de Oliveira Priscila Azevedo Marilda da Silva Tatiane Severgnini da Cruz Giseli de Souza Lucas Maria Inês Aoki Ohnuma Norma Sandra de Almeida Gabriela Fiorin Rigotti Belmira Oliveira Bueno Renata Portela Rinaldi Claudia Raimundo Reyes Maria Lygia Köpke Santos Josi Carolina da Silva Leme Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Marcia Regina Onofre Terence Terence Peixoto dos Santos Flavia Maria Uehara Clarissa Galvão Bengtson Heloisa Chalmers Sisla Marilce da Costa Campos Rodrigues Belmira Oliveira Bueno (orientadora) Carolina Costa Miguel Marina Brunherotti Fernanda V. S. Santos Lucimara Artussa Débora Cristina Massetto LOPES, ANA HELENA R. G. P. Daniel Ribeiro Silva Mill Margarete Petri da Rosa Fernando Rossit Telarolli Júnior, Rodolpho keila M. Mota Lucilaine Nunes Lasareto Karina Machado Alda Junqueira Marin (orientadora) Aline Maria de Medeiros Rodrigues Mariana de Oliveira Faria M D M Lucarelli Silva, Andréia Cristina de Almeida Fábio Fontana de Souza COSTA, CATIA SILVANA Silvio Henrique Fiscarelli Daniel Ribeiro Silva Mill Francisco José Carvalho Mazzeu Juliana Cristina Antonelli Jaqueline de Oliveira MILL, DANIEL Mariana Cristina Pedrino CARDOSO, LUCIANA CRISTINA VOLTARELLI, MONIQUE APARECIDA Jane Borges Daniela Dotto Débora Schützer Lasso Daniela Dotto Machado
Alfabetização Práticas docentes formação docente êxito e fracasso escolar história de vida Formação inicial Educação infantil Formação continuada ensino fundamental Educação a Distância curso de formação saberes docentes Avaliação representação prática social letramento anos iniciais do ensino fundamental Identidade profissional tecnologia digital curso de pedagogia formação profissional políticas de formação docente Pibid dificuldade ensino da leitura/escrita projeto pedagógico literatura infantil Educação Física Políticas públicas em educação educação nutricional Lingüistica sucesso escolar práticas de leitura e escrita grupo de idosos Ensino Fundamental de Nove Anos Educação Básica Matemática professoras alfabetizadoras bem sucedidas Nutrição Alimentação saudável Escola-Padrão políticas de alfabetização ensino e aprendizagem Acessibilidade Educação musical poesia Saresp Tecnologias de Informação e Comunicação sistema prisional políticas públicas nacionais Pedagogia a distancia estagio supervisionado cultura ensino da língua portuguesa língua portuguesa Educação no campo creche Educação Tecnologias da Informação e Comunicação imagem variação lingüística Ensino de Química Geografia Tutor virtual Pesquisa Educacional discurso Escola de educação básica Avaliação Externa Licenciatura em Pedagogia recursos tecnológicos orientações curriculares estudo bibliométrico Professora de início de carreira plantas medicinais Pedagogia Mentoria Ruth Rocha Enriquecimento Curricular Ensino Aprendizagem da docência Educação de jovens e adultos Ciências, Tecnologia e Sociedade Alfabetização Científica práticas pedagógicas Ensino de História Autonomia Pedagógica Inclusão Digital Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? contos de fadas química verde experiências pedagógicas Afrodescendente robótica Manoel de Barros práticas incentivadoras práticas bem sucedidas práticas avaliativas saber docente Monteiro Lobato produção textual Sistema Educacional dos Estados Unidos Teoria de Paulo Freire Ambiente virtual Séries Iniciais do Ensino Fundamental Tutor presencial formacao critica Processos de Ensino e Aprendizagem história teatro ACIEPE Saberes Profissionais Jogo Musikinésia ensino supletivo coordenador pedagógico ensino de violão Leitura Ambiente informatizado Ciência-Tecnologia-Sociedade Estado de São Paulo Educação do campo Fracasso escolar MATERIAL DIDÁTICO concepção de professor(as) formação matemática de professores pesquisa-intervenção TEORIA CRÍTICA online licenciatura em química Pedagogia histórico-crítica objetos de aprendizagem Ensino e aprendizagem da língua portuguesa professor iniciante Moodle informática rede básica de saúde Pedagogia da terra didática tecnología Educação On-line Robótica educacional PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO estudo de caso ciências lúdico atividade epilingüística stress infantil Dificuldade de aprendizagem Escolas multisseriadas Trabalho docente Parceria Universidade-Escola ensino presencial Inclusão Social Objeto de Aprendizagem Formação continuada online Literatura Softwares Educativos Educação artística
CTIT UFMG