Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil http://lattes.cnpq.br/1673770301699940

Última atualização do Lattes: 20.05.2019
Unidade: Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
Departamento: Departamento de Psicologia - DPsi
Nomes de citação: GIL, M. S. C. A. / Maria Stella Coutinho de Alcantara GIL / GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCÂNTARA / GIL, MARIA STELLA COUTINHO DE ALCANTARA / GIL, Maria Stella C. de A. / C. DE ALCÂNTARA GIL, MARIA STELLA / COUTINHO DE ALCANTARA GIL, MARIA STELLA / Maria S. C. de Alcântara Gil / Maria Stella C. de Alcantara Gil / ALCANTARA GIL, Maria Stella / Gil, Maria Stella / GIL, MARIA STELLA A. / Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
  • Trabalho Técnico (30)+
    • Ano
      2016
      Título
      Consultoria Edital PIBIC/CNPq/UFSCar, PIBIC/Af/CNPq/UFSCar, PADRD/UFSCar e ICT
    • Ano
      2016
      Título
      Consultoria Revista Temas em Psicologia
    • Ano
      2012
      Título
      Consultoria ad hoc da Revista Virtual de Estudos de Linguagem - ReVEL
    • Ano
      2011
      Título
      XXIX Jornada de Mestrado em Psicologia Social. 03 a 05 de maio de 2010
    • Ano
      2010
      Título
      IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2 a 5 de novembro de 2010
    • Ano
      2009
      Título
      Assessoria ad hoc FAPESP
    • Ano
      2009
      Título
      Seleção de Candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do PPGEEsUFSCar
    • Ano
      2008
      Título
      Assessoria ad hoc FAPESP
    • Ano
      2007
      Título
      Assessoria ad hoc FAPESP
    • Ano
      2007
      Título
      Concessão de bolsa PIBIC/UFSCar
    • Ano
      2007
      Título
      Política Nacional para Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
    • Ano
      2006
      Título
      Consultor ad-hoc do CNPq, desde 1993
    • Ano
      2006
      Título
      Membro da International Society for the Study of Behavioral Development, desde 1992
    • Ano
      2006
      Título
      Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, desde 1998
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer sobre credenciamento docente no PPGEEs
    • Ano
      2006
      Título
      Assessor ad hoc FAPESP
    • Ano
      2004
      Título
      XII CIC UFSCAR
    • Ano
      2004
      Título
      Psicologia:Reflexão e Crítica - conselheira editorial
    • Ano
      2004
      Título
      Seleção mestrado/doutorado PPGEEs
    • Ano
      2002
      Título
      Consultor ad-hoc da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, desde 1999-2002
    • Ano
      2000
      Título
      Membro da Comissão Editorial da Revista 'Cadernos de Psicologia', 1996-2000
    • Ano
      2000
      Título
      Membro da Comissão Editorial da Revista 'Temas em Psicologia', 1996-2000
    • Ano
      2000
      Título
      Presidente da Comissão de Avaliação de Instituição de Ensino Superior em Psicologia, conforme publicação no DOU de 18/09/2000, p.12, Seção 2
    • Ano
      2000
      Título
      Consultoria à Universidade Panamericana
    • Ano
      1999
      Título
      Análise das Diretrizes curriculares para o para o Curso de Psicologia - relfexões e contribuições de pesquisadores e profissionais
    • Ano
      1999
      Título
      Consultoria à URI
    • Ano
      1999
      Título
      Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Psicologia
    • Ano
      1998
      Título
      Membro da Comissão Científica da Reunião Anual da SBP, de 1997 a 1998
    • Ano
      1995
      Título
      Consultor ad-hoc da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa da UnB, de 1993 a 1995
    • Ano
      1994
      Título
      Membro do Conselho Deliberativo da ANPEPP, de 1992 a 1994
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Nancy V Fonseca de Almeida Naiara Minto de Sousa Thais Porlan de Oliveira Julio Cesar Coelho de Rose Heloisa Stoppa Menezes Robles Leylanne Martins Ribeiro de Souza Christiana Gonçalves Meira de Almeida Deisy das Graças de Souza Graziele Thomasinho de Aguiar Alessandra Corne Canosa Cristiani da Silva Joaquim Graziela Siebert FERRONI, G. M. Cinthia de Azevedo Piccinato tereza cristina rodrigues villela Lisandrea Rodrigues Menegasso Lucas Tadeu Garcia Maria Luiza P. França Freitas Renata C Moreno Molina de Luna Zilda Aparecida Pereira Del Prette Danilo Augusto de Melo Faleiros Karin Aparecida Casarini Debora de Hollanda Souza Monica Maria Montenegro de Oliveira Uyguaciara Veloso Castelo Branco Ana Lúcia Rossito Aiello Marilice F Garotti Aguiar, Graziele Thomasinho de GANDOLFINE, MILENA Maria Lucia Naime Vidal Vital Ana Carolina Scaff Giunti Roberto Tomasi Janice Alencar Leania Maria Ramos Ferreira Ivontonio Gomes Viana Solange Gonçalves Rolim Maria Helena A de O e Souza Milena Donega Verri Viviane Marques Tafuri Katty Maria da Costa Mattos Lara Rosa Cobucci Thaise Löhr Natalia Maria Sertori Máyra Laís de Carvalho Gomes Priscila Benitez Camila Domeniconi Maria de Jesus Dutra dos Reis Eniceia Goncalves Mendes Olga Mitsue Kubo Tânia Maria Santana de Rose COZENDEY, S. G. Naiara Minto de Souza Glaucimara Pires de Oliveira Sertori, Natália Maria Maria Amelia Almeida Vaneide Delmiro Neves Itacy Salgado Basso Ana Paula Martinez Álvaro Pacheco Duran Rosemeire Trebi Curilla Luciana Leonetti Correia Juliana Luiz Rodrigues Renata Bellanzani Rodolfo Tuyoshi Manabe Luciane Lira da Cruz Ribeiro de Souza Giovana Mendes Ferroni Maria Helena Antunes de Oliveira e Souza Lara Ferreira dos Santos LÖHR, THAISE Ricardo M. Bondioli Anderson Jonas das Neves Thalita Filier Cazetto Ana Claudia Moreira Almeida Verdu Thaís Arantes Ribeiro Tatiana Cristina Vidotti Ana Lucia Cortegoso Natalia Maria Sertori gabriela Aniceto Ailton Barcelos da Costa Ligia Maria Silva e Souza Manoel Fernando Martins Lidia Maria Marson Postalli Daniela de Souza Canovas Ricardo Siloto da Silva Adriane de Lima Mortari Moret Mauro Rocha Côrtes Rogério Fortunato Junior Regina Borges de Araújo Miriam Adalgisa Bedin Godoy Costa, Ailton Barcelos da FERRONI, G. Maria Luiza Pontes de França Freitas Veltrone, Aline Aparecida Targino de Araújo Filho Ângela F Gomes Mariana R Pezzo Maria Helena Antunes de Oliveria SUSANE VITORIA GONCALVES VIEIRA Lucia de Araujo Ramos Martins Glorismar Gomes da Silva Sabrina Gomes Cozendey Marco Antonio Cavasin Zabotto Lara Rosa Thais Cazati Ivana C Souza Carmen S Gonçalves dos Santos Zaira Regina Zafalon Priscila Mara de Araujo VILELLA, T. C. Vivian Caroline Klein Ana Carolina Gravena Virlaine Bardella Lopes Giovana S. Gonçalves Mara Silvia Pasian SERTORI, NATALIA AOKI BASAGLIA, MARINA RODRIGUES VILLELA, TEREZA CRISTINA Helen Wolpi Betune Josineide Vieira Alves Flacia Lorenzi Canhedo Marina Aoki Basaglia CORNE CANOSA, ALESSANDRA Maria Goretti da Fonseca BARCELOS DA COSTA, AILTON MENDES FERRONI, GIOVANA Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Gustavo Machado Gonçalves da Silva BOBREK, ANDREIA LOPES, BETANIA JACOB STANGE Carlos Alberto Olivieri Naiara Minto de Sousa Mariana Luísa Garcia Pedro Ferreira Filho Talita Pereira Dias Carlos Barbosa Alves de Souza Pedro Manuel Galetti Junior MCILVANE, WILLIAM J. Antonio Celso de Noronha Goyos Cristina Toyoda Carmen Silvia Motta Bandini Heloisa Helena Motta Bandini Paulo César Ramos Marisa Adriane Dulcine Demarzo Ricardo Shoiti Komatsu José Venturelli Maria Martha Costa Hubner Elenice Hanna Fátima Elisabeth Denari Denila Secolim Coser Maria Benedita Lima PARDO Dirceu Costa Maurício Jamani Fernanda Aguillera Ana Maria Almeida Carvalho Marciliana Andréa Correia Maria Luiza Pontes de Freitas-França Angela Abreu Branco Patricia Schelinni Maria Isabel Pedrosa Willian J McIlvane Mariana Lemes Maria Cristina Di Lollo Nivaldo NALE
bebês Análise Funcional Educação Especial interação professor-aluno brincadeira creche deficiência visual Aprendizagem ensino crianças Interação adulto-bebê Psicologia Interação Discriminacao Condicional criança cega Comportamento verbal Membro de comissão Equivalência de estímulos desenvolvimento Interação professor-classe Sala de aula crianças pequenas Educação infantil interação social Ensino-aprendizagem criança pequena ENSINO FUNDAMENTAL bebês de risco Responder por exclusão desenvolvimento humano Estimulação precoce discriminações complexas Interação educador-educando Discriminações condicionais contingências Desenvolvimento infantil Formação de Professores formação do psicólogo Estimulação promoção do desenvolvimento Análise do comportamento Interação mãe-bebê discrimiinação simples Configurações de interação Aprendizagem Relacional bebê Pre-Escolares Estimulacao de Bebes Ensino Superior inclusão Curso de Graduação em Psicologia Avaliação professor Controle de Estimulos pais desenvolvimento motor Síndrome de Down professor-aluno Licenciatura psicólogo Relações condicionais CONCURSO PÚBLICO Linha de base Habilidades sociais intervenção comportamento simbólico Psicologia do Desenvolvimento Criança Procedimento de Ensino Escala ITERS-R políticas inclusivas Desenvolvimento de crianças Estímulos reforçadores brinquedos e brincadeiras pré-termo interação mãe-criança Infant/Toddler Environment Rating Scale ensino de conceitos aquisição pareamento com o modelo Discriminações Instruções e contingências ACIEPE Interação adulto-criança análise de contingências Linguagem vocabulário Contingências em sala de aula Atuação do psicólogo estratégias de comunicação Risco para o desenvolvimento atuação profissional Comportamento governado por regras educação de crianças LIBRAS Perguntas de alunos Comportamento de Ouvinte Material instrucional Formação Divulgação Científica atenção compartilhada Prodocência procedimentos Deficiência Intelectual Ensino de Terceiro Grau Brinquedos Aluno Instruções da professora Intercâmbio professor-aluno relação professor-aluno Caracterização afetividade educadores psicólogo escolar Behavioural cusp Estudo descritivo estudo de caso classes de estímulos equivalentes EDUCAÇÃO discriminação simples escolha livre conceitos Discriminação Desenvolvimento da criança ações afirmitivas pareamento de identidade formação profissional inclusão educacional brincadeiras ESCOLA necessidades educacionais Aquisição de habilidades Desempenho instrucional Aprendizagem Por Exclusao Bebês pré-termo Psicometria Coordenar sessão Proposta Conceito de fração aquisição de linguagem Comportamental do desenvolvimento Estado de São Paulo reversão da discriminação Comportamentos problemáticos Comissão editorial Membro de Associação Científica Exclusão comunicação pessoas surdas interação professor-bebê diretrizes curriculares Berçaristas Agentes favorecedores UNIVERSIDADE processos cognitivos situação experimental Ensinando a brincar manutenção de classes Imitação Baixo Peso Crianças na creche Crenças Pesquisa Socialização e linguagem emergência inclusão escolar bebês baixo peso professor-bebê POLÍTICAS PÚBLICAS leitura de livros chutes espontâneos Dificuldade de aprendizagem Portadores de deficiência mental moderada com e sem deficiência visual crianças deficientes visuais e videntes Perspectiva educacional creches inclusivas Deficiência Desenvolvimento de Linguagem cartilha interação criança-criança aprendizagem rápida avaliação de programa Pesquisa e suas implicações Individualizada Material programado Caracterização das díades educação inclusiva Implicações teórico-metodológicas e práticas crianças de rua Expansão de Classes Instruções em sala de aula relações sociais Interações sociais Meninos e menicas de rua Interações diádicas Necessidades educativas especiais sondas de discriminação estratégia Avaliação de Qualidade crianças cegas surdez Ensino de leitura Deficiência mental Atendimento repertório de ouvinte detecção derisco Sala de recursos Relações sociais entre bebês Classe especial percepção de professoras qualidade instruções Intervenção pedagógica Play Repertórios consultoria colaborativa Variáveis relevantes Interação de crianças pequenas Situações lúdicas material escolar classes funcionais FORMAÇÃO CONTINUADA Desenvolvimento de tecnologia educacional Controle Instrucional Abordagem social entre crianças Crianças pequenas em creche Crianças da pré-escola Inventário Portage Operacionalizado Adoção Brincadeira de faz-de-conta Controles recíprocos papel do professor Regras em sala de aula ensino de graduação Classes de equivalência Inventário Portage Entidades não governamentais brincar psicologia escolar baixo-peso Descrição de contingencias Procedimentos de Ensino Mercosul Crianças no contexto de creche motivação primeira infância Sensações térmicas Formação de equivalência de estímulos Behaviorismo Radical Tutoria instrucional perguntas da professora discriminações sucessivas crianças do maternal creches aprendizabem por exclusão Inovação no ensino Tatear oportunidades Níveis de interação Crianças com encefalopatias crônicas Alunos de 4ª série alunos cegos Verificação Surdos auditivos e tateis PRÁTICA DOCENTE Deficiente visual Alunos deficiência intelectual atividades avaliação de emergência repertório combinativo problemas no desenvolvimento Estudantes cegos TDAH pessoas com deficiência Baixo aproveitamento acadêmico Consciência fonológica Aprendizagem Sem Erro programação de condições de ensino crianças entre 0-30 meses atenção conjunta condicional discriminação condicional por identidade Inconsistência Reorganização de Classes Papel do aluno Sequências comportamentais Formação científica estagio supervisionado Pesquisa básica Verbal learning Verbal instructions Crianças de um a cinco anos Estudo comparativo instrução faz-de-conta Instrução com crianças Programa de atendimento Transição comportamental Intervenção em grupo Aspectos acadêmicos Plano de Desenvolvimento Institucional Plano Diretor de Campus objetivos de desenvolvimento Recursos de ensino Curso grupo de mães Contingencies Brinquedos - sucatas Aprendizagem de Leitura Estruturas diferentes de brinquedo Auditory?Tactile Discrimination Estrutura e Funcionamento de Campus Avaliação de ambientes educacionais UFSCar transferência do significado Ortoptista criança dos dezoito meses aos dois anos de idade auditivo-táteis surdos pré-linguais modelagem alunos Redes de discriminação condicional revisão narrativa estimate niños de riesgo Programa de atendimento à criança pequena Ensino de Qualidade ensino a distância Cooperação Internacional ensino de alunos com deficiência visual Pós-Graduação Grupo PROJETO PEDAGÓGICO desenvolvimento do milênio Deficiências da Visão Conflito Inserção Simples Simultâneas e Sucessivas Graduação Resultados de Pesquisa mediação materna, modelo Concordância diagnóstica programa de capacitação Análise Experimental do Comportamento restrita controle experimental Relato joint attention estudo experimental adulto-criança privação sensorial Ensino Médio Avaliação e intervenção processo introdutório metodologia Professora Universitária auditivo-visual Manuseio três instituições Desenvolvimento de cognição Pesquisa experimental Orientação de mães Treinamento de mães preescholers transferência de função AIMS observação de comportamento Leitura com programa LEPP objetos tridimensionais seguimento longitudinal coetâneos ensino individualizado Teste Denver II superseletividade descrição oral cega Comportamentos de estudo entre 12 e 25 meses diferentes áreas de conhecimento Estudos de crianças Leitura recombinativa falante crianças com deficiência visual escrita estimulação verbal restrita visual e múltipla responder condicionais por bebês Produção vocal do bebê Pre-escola publica mães Treinamento 27 meses comportamento Programa de Ações Afirmativas tato vocal ensino de frações Teste de Triagem Denver II pareamento ostensino estimulação verbal discriminação arbitrária Função Simbólica Sustentabilidade Ambiental novas metodologias de ensino-aprendizagem concepções Leitura e escrita Instruction following Professores repertório linguístico Orientação de pais Conselho de Parceria Adolescentes Mercado de Trabalho trabalho Estudo do desenvolvimento identidade por bebes CURRÍCULO Arranjos Espaciais Espaço Relações de apego fatores de risco Ensino regular escola comum estimulação especializada maternidade Mudança social Alberta infant Motor Scale necessidades educacionais especiais discriminações simultâneas Leitura primeira série inclusivas risco Instituições exclusão por bebês treinamento domiciliar ouvinte Desempenho dos alunos programa de leitura individualizado aprendizaje behavioral cusps Socializacao agressão pareamento ostensivo observation methods visual impairment Programacao de ensino Coerência e incoerência comportamento de estudo interdependente Adultos procedimento de exclusão classificação PDI Projetos Político Pedagógico de Cursos de Graduaçã desenvolvimento econômico e social diversidade conhecimento produção acadêmica Vídeoteipe crianças cegas e videntes Rules and social Dislexia Levantamento programa individualizado de leitura compreensão Orientação de professores Ensino de alunos em Escola Especial mãe-bebê Aprendizagem de Leitura e Escrita pessoas com necessidades especiais Concepções alternativas formação de conceitos Matemática Inclusiva Estímulos em pré-escolares Respostas de tatear Sondas imediatas Consistência dificuldades em leitura e escrita Interação entre bebes Estudos Experimentais Desenvolvimento e Avalição aluno com deficiência visual Atividades Curriculares de Integração entre Ensino formação de classes Análise psicológica lactente Produção de conhecimento Interações pró-sociais Perfil do pós-graduando Mediação do adulto analise com diferentes repertórios lactentes Construção de regras em sala de aula comportamento do Psicólogo Ensino-pesquisa ESCOLA PÚBLICA Habiliades Sociais Invasões urbanas Education games Descrição Compreensão de leitura tradução ações interativas vínculos familiares Fissura lábio palatina Congresso de Iniciação Científica Interprete LIBRAS Automonitoria cooperação Ciência e Tecnologia Controle Contextual Pedagogico Efeitos de diferentes Teacher-studente interaction implicações pedagógicas Cursos de Psicologia Kit didatico Qualidade em creche Analise dos Efeitos Curso Conceitos matemáticos Relação Serviço de biblioteca Padrões Carta de Intenções tutoria preferencia por materiais definição Comissão de Avaliação interação entre crianças Comissão de Seleção Pós-Graduação Construção de conhecimento Idade escolar programa de recuperação inclusão de crianças Crianças pré-escolares relações Interresse por leitura Comunicação mãe-bebê Identificação de concepções de maternidade Interação infantil Relações entre instruções e consequênciação Apego Capacitação de berçaristas Pressuposto Aprendizagem em bebes Contribuições e Desafios Rede Escola de Cuidado à Saúde Expressões faciais Leitura em Braille Qualidade ambientes Descrição de interação Plano de Desenvolvimento diálogos abordagem comportamental Investigações Experimentais Estrutura cuidadores de crianças em creches nomeação Mando Reading Recovery investigação variaveis experimentais Características aprendizagem vocal bebês com risco para o desenvolvimento Estimulos Equivalentes Aquisições motoras do bebê Preferências Capacitação de Professores Mobilidade estudantil Estratégias de Leitura e Escrita bebê de risco Ensino de Física Temperamento retorno ao trabalho Música Programa de treinamento educacionais coletivos Filho único cuspides comportamentais emoções Condições de monitoramento Ensino de Química classes por equivalência competência social; Avaliação multimodal Comissão Científica desenvolvimento infanil Deficientes visuais e auditivos Institucional Funcionamento Crianças de zero a três anos Reformulação Professor e aluno Componentes não verbais Interação graduação-pós-graduação Ensino de Conceitos; criança com deficiência visual e multiipla operante verbal Gestão de parceria Produção acadêmica do aluno interação entre pares Avaliação de processos Curso de Psicologia Experiências educacionais Fórum das licenciaturas Grupo Montevidéo Sustentabilidade formação em saúde Identidade tecnologia educacional cognição Realidade escolar representação comparando habilidade crianças portadoras de síndrome de Down Equivalence relations vocalizações relações derivadas escolar familiar-bebê indivíduos adaptação verbais Desenho superdotaçao/altas habilidades Caso da favela Beira Molhada alcance manual Dinâmica do diálogo Reserva de Vagas curso de psicologia saúde Iters R ITERS-R Relações Internacionais behavioral disorders sondas de aprendizagem Ações afirmativas conditional discrimination aprender por exclusão Avaliação da linguagem escrita e leitura Social skills condicionais repertório ganho e perda atrasadas Aquisição de habilidades matemáticas Controle de temperatura corpórea Profissionalização Material para treinamento Contexto social Método Bobath Compreensão de textos Atividade de sala de aula Respostas efetividade Portadores de deficiência mental pareamento estímulo visual-estímulo auditivo muito baixo peso formação em psicologia Deficientes mentais avaliar ambientes de creches repertório comportamental Programa de ensino análise comportamental do desenvolvimento Tato iniciação científica Mediação materna
CTIT UFMG