Nelson Viana http://lattes.cnpq.br/6252579012192711

Última atualização do Lattes: 15.05.2019
Unidade: Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH
Departamento: Departamento de Letras - DL
Nome de citação: VIANA, N.
Mestrado: 14
Doutorado: 8
Pos-Doutorado: 0
Outras: 46
  • Trabalho Técnico (29)+
    • Ano
      2018
      Título
      Assessoria FAPESP - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista dos trabalhos enviados às XXV Jornada de Jovens Investigadores da AUGM
    • Ano
      2017
      Título
      Assessoria FAPESP - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo
    • Ano
      2014
      Título
      Membro do Comitê Científico do III EMEP - Encontro Mundial de Ensino de Português - Nova Iorque
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer de Assessoria FAPESP - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer 01/2014 de avaliação de artigo científico para publicação na 'Revista do GEL' - Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo
    • Ano
      2013
      Título
      Assessoria em Ensino de Português como Língua Estrangeira: variáveis contextuais, ações e práticas pedagógicas
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para REVISTA DO GEL, do GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
    • Ano
      2012
      Título
      Coordenador da aplicação do exame Celpe-Bras 2012/2
    • Ano
      2011
      Título
      Comissão científica do Consiple 2011
    • Ano
      2011
      Título
      Avaliador (entrevistador) aplicação Parte Individual (Interação face a face) Edição 2011/1 do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - 27/04/2011
    • Ano
      2011
      Título
      Avaliador (entrevistador) aplicação Parte Individual (Interação face a face) Edição 2011/2 do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - 25/10/2011
    • Ano
      2011
      Título
      Coordenador responsável pela aplicação da Parte Coletiva e da Parte Individual (Edição 2011/1) do Exame Celpe-Bras ( Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - abril 2011 - Posto Aplicador UFSCar
    • Ano
      2011
      Título
      Coordenador responsável pela aplicação da Parte Coletiva e da Parte Individual (Edição 2011/2) do Exame Celpe-Bras ( Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - outubro 2011 - Posto aplicador UFSCar
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer de Assessoria para Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliador (entrevistador) aplicação Parte Individual (Interação face a face) Edição 2010/1 do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - 28/04/2010
    • Ano
      2010
      Título
      Análise e Parecer sobre Solicitação de Afastamento para Atividade de Pesquisa (trabalho de campo) - Departamento de Letras/UFSCar
    • Ano
      2010
      Título
      Coordenador responsável pela aplicação da Parte Coletiva e da Parte Individual (Edição 2010/1) do Exame Celpe-Bras ( Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - Abril 2010 (Posto Aplicadador UFSCar)
    • Ano
      2010
      Título
      Comissão Científica do IX Consiple
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliador (entrevistador) aplicação Parte Individual (Interação face a face) Edição 2010/2 do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - 27/10/2010
    • Ano
      2010
      Título
      Coordenador responsável pela aplicação da Parte Coletiva e da Parte Individual (Edição 2010/2) do Exame Celpe-Bras ( Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - Outubro 2010 - Posto Aplicador UFSCar
    • Ano
      2010
      Título
      Avaliação de resumos para Simpósio
    • Ano
      2010
      Título
      Elaboração e encaminhamento de proposta de Simpósio (ENSINO-APRENDIZAGEM E USO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: QUESTÕES DE CULTURA, INTERCULTURALIDADE E IDENTIDADE) para o evento II SNEL - Seminário Nacional em Estudos da Linguagem
    • Ano
      2009
      Título
      Avaliador (entrevistador) aplicação Parte Individual (Interação face a face) Edição 2009/2 do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - 17/11/2009
    • Ano
      2009
      Título
      Avaliador (entrevistador) aplicação Parte Individual (Interação face a face) Edição 2009/1 do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) - 28 e 29/04/2009
    • Ano
      2008
      Título
      Debatedor de Trabalhos de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) VIII Seminário de Estudos Linguisticos - Unesp São José do Rio Preto
    • Ano
      2005
      Título
      Membro (avaliador-parecerista) da Comissão Científica do 53o. Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo)
    • Ano
      2003
      Título
      Comissão Especial designada para analisar pedido de Revalidação de Diploma
    • Ano
      1997
      Título
      Comissão de Avaliação Científica do IV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (membro Ad Hoc)
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Andréia Dias Ianuskiewtz José Carlos Paes de Almeida Filho Douglas Altamiro Consolo Sandra Mari Kaneko Marques Juliana Zanatta de Antoni Lúcia Maria de Assunção Barbosa Kawachi, G.J. Ricardo Moutinho Rodrigues da Silva Edleise Mendes Marina Ayumi Izaki Antonella Romina Perez Aline Fraiha Paiva Guilherme Jotto Kawachi Drielle Caroline Izaias Juvino Renan Augusto Ferreira Bolognin Tsai Yun Hsien Eleonora Bambozzi Bottura Melissa Alves Baffi Bonvino Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues Marcia Fanti Negri Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula Matilde Virginia Ricardi Scaramucci Valéria Verónica Quiroga KLEBER APARECIDO DA SILVA Denise de Paula Martins de Abreu e Lima María Mercedes Borkosky Margareth Schlatter Mônica Baltazar Diniz Signori Sônia Lindisei Tosin Stropa Dark dos Santos Vieira María Luiza Ortíz Alvarez Percilia Lopes Cassemiro dos Santos Sandra Mari Kaneko-Marques Eliane Hércules Augusto Navarro Cristiane Oliveira CAMPOS-GONELLA João Bosco Cabral dos Santos Magali Barçante Alvarenga Débora Baghin Regina Maria Simoes Puccinelli Tancredi Cláudia Rosa Riolfi Daniel F. Rodrigues HÖFLING, CAMILA Eliana A Gianetti Mastrelli Terezinha de Jesus Machado Maher Walkyria MonteMór Rosângela Pereira de Souza Nildicéia Aparecida Rocha Regina Célia Pagliuchi da Silveira Maria de Fátima Silva Amarante Fabiano Bernardes de Toledo Emeli Borges Pereira Luz Patrícia de Oliveira Lucas Aline de Souza Brocco Juscelino da Silva Sant'Ana Susi Marques Spatti Cavalari Carla Alexandra Ferreira Joâo Antonio Telles
Português para Estrangeiros língua inglesa português língua estrangeira formação professores língua estrangeira Exame Celpe-Bras crenças Formação de professores Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa língua estrangeira MATERIAL DIDÁTICO Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira interculturalidade Escola Pública Aspectos culturais Planejamento curso língua estrangeira Alemão como língua estrangeira Ensino de Português para Estrangeiros Atualização e formação continuada Português como Segunda Língua Avaliação de proficiência Competências Interculturalidade ensino língua estrangeira curso de extensão Ensino de Português Língua Estrangeira Contexto de Educação Especial Ensino-aprendizagem de língua estrangeira Interação em Língua Estrangeira ensino de língua estrangeira Interação Face a Face avaliação e emissão de parecer língua espanhola Livro didático terceira idade Sentido pessoal Aprendizagem de Língua Estrangeira motivação Avaliação Traços culturais e interação em língua estrangeira Tarefas abordagem comunicativa Espanhol como Língua Estrangeira SELEÇÃO DE PROFESSOR língua portuguesa Ensino de Espanhol para Brasileiros prática pedagógica entrevistador professores de lingua inglesa Significado social inglês como língua estrangeira Formação continuada Competência Intercultural Efeito Retroativo competências do professor Celpe-Bras Formação Professores Português Língua Estrangeira assessoria Oralidade no ensino de línguas Pratica Docente Aplicação de exame de proficiência Livros Didáticos gramática como habilidade Estereótipos e crenças cultura de aprender Língua e Cultura Ensino-aprendizagem Avaliação em língua estrangeira Ensino Língua Estrangeira Escola Pública concurso para seleção de professor substituto Interação em sala de aula aspectos culturais aprendizagem língua estrangeira Políticas de internacionalização Português para Falantes de Espanhol Colóquio Fatores motivacionais aprendizagem língua estrange Competência comunicativa intercultural Gramática e ensino autonomia Variáveis socioculturais Cultura e ensino/aprendizagem língua estrangeira Enem cultura ensino aprendizagem língua estrangeira Português para falantes de outras linguas língua inglesa e suas literaturas professores em formação Diários de aprendizagem Programa Mais Médicos para o Brasil metapesquisa Crenças e motivação Relação com o saber Estereótipos culturais professores de língua estrangeira Curso intensivo Ambiente virtual contexto Teletandem contexto virtual aspectos culturais ensino língua inglesa Concurso público para professor efetivo Estudos de tradução Português para Adolescentes Coreanos impacto social estudo de caso Língua Portuguesa Contexto Educacional Mercosul competência linguístico-comunicativa necessidades e interesses atividade teórico-crítica motivação ensino aprendizagem lingua estrangeira Universidade Pública de Taiwan Produção escrita em Língua Inglesa formação inicial de professores Cultura, interculturalidade, identidade Formação inicial Comissão Científica Mediação fílmica lingüística aplicada Língua Inglesa para Crianças Demandas e desafios concurso publico Interação Intercultural Políticas de Ensino de Línguas Internet no ensino de línguas formação de avaliadores professores em serviço Abordagens de Ensino de Língua Estrangeira Contexto de Integração Regional Pesquisa sala aula língua estrangeira Língua Portuguesa no Mercosul Representações Séries Didáticas Política Linguística silêncio literatura inglesa memória Licenciatura em Letras Política Ensino Línguas Oficiais Mercosul Autenticidade e verossimilhança Língua de herança Relações Internacionais Produção escrita Humor Verossimilhança Aprendizagem mediada por computador tradução literária Concretização da língua significados na relação eu-outro Espanhol e Portugues Cooperação Internacional planejamento baseado em tarefas letramento aprendizagem colaborativa em tandem exames de proficiência Formação de Professores de Espanhol Português língua de acolhimento Inglês para Propósitos Específicos Atividades comunicativas Língua Chinesa Português língua estrangeira e segunda língua Programa Pró-Haiti contextos e variáveis diferenças individuais aprendizagem língua inglesa acuidade produção linguistica recursos tecnológicos Segunda Língua ensino fundamental ensino-aprendizagem e uso de língua estrangeira CONSIPLE Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Ensino?Aprendizagem Construção do Conhecimento Escolar inteligências múltiplas lexicultura Projeto Teletandem Formação em Letras Ensino de línguas estrangeiras Português em Contextos Multilíngues formação inicial e continuada Imigrantes e refugiados no Brasil Virginia Woolf atuação do entrevistador Recurso didático letras de música e hipertexto desafios e potencialidades processo de avaliaçao Fases da Aula variáveis contextuais e demandas contemporâneas Cinema ensino literatura Inglês Acadêmico análise de abordagem Construção de sentidos Inclusão de elemento lúdico Capacitação de avaliadores especialidades emergentes Sotaque cultural na interação em LE Tipo Psicológico ensino comunicativo Competência comunicativa em língua estrangeira Gramática pedagógica Concurso para professor Materiais de ensino discursividades competência aplicada ensino-aprendizagem de língua inglesa autoavaliação Análise de livro didático aspectos linguisticos e sócio-culturais Ensino e formação debatedor trabalhos de pós-graduação diferenças culturais Literaturas de Lingua Inglesa evento de natureza acadêmica Narrativas de professores Content-based learning Seleção Professor Literatura cultura Aspectos pedagógicos formação pré-serviço contexto de imersão Espanhol língua estrangeira e segunda língua Deslocamentos do sujeito Prática Docente de Língua Inglesa Adultos jovens Encontro Mundial de Ensino de Português Ensino e pesquisa Contextos e demandas Ensino de Português na Argentina Ensino-Aprendizagem de Segunda Língua FAPESP Atividades pedagógicas Identidade competência transcultural Panorama e perspectivas Português Língua de Herança ensino-aprendizagem e formação de professores Cadernos do aluno interculturalidade e estereótipos Conselho de Reitores resumos para evento artigo cientifico Português do Brasil Professor assistente doutor cursos técnicos Área de línguas estrangeiras Prova discursiva de língua inglesa Língua Não Materna sistemas educacionais uso de lingua estrangeira A Nebulosa sala de aula de língua estrangeira Trabalhos acadêmicos interfaces e especialidades discurso Ação e reflexão Professor-pesquisador Perspectivas para o profissional de Letras desafios e propostas Professores de português no exterior Seminário de Pesquisa Língua Russa auto-avaliação Feira de universidades Universidade Federal de Uberlândia avaliação de competência comunicativa Teoria como partitura Centro Cultural do Brasil no Exterior Teoria da Atividade Atitudes e Atuação Byron paradigma pronominal panorama histórico atividade docente sujeitos hispano-falantes tarefas comunicativas orientações curriculares Thomas Hardy Proposta Didático-Pedagógica Dissertação de Mestrado livro didático de língua alemã Elementos provocadores literatura portuguesa gênero acadêmico pesquisadores Curso a distância saberes docentes Vida e morte em diálogo Idiomas sem Fronteiras Diploma de Espanhol Língua Estrangeira formação docente cognição docente conhecimento docente Contrastes e integração Interação entrevistador - examinando estratégias motivacionais Processo Reflexivo-Colaborativo Sistema Colégios Militares do Brasil Ensino-aprendizagem presencial e a distância (re)construção e reflexão Papel do entrevistador Circulação dos discursos Reflexão Ian McEwan Concepções Culturais história em quadrinhos percepções de alunos e professores reformulações curriculares Brasil e Argentina Cadernos do professor Diagnóstico e perspectivas Internet comunicação oral intercultural percepção de aprendizes materialização validade Timor Leste açao docente Concurso Vestibular séries de televisão Percepção de examinandos Centro de Estudos de Línguas DELE cultura de ensinar Aprendizes, instituição, empregadores aspectos políticos Resoluções governamentais uso de filmes no ensino de línguas reflexão intercultural Língua nacional no exterior pensamento crítico Realismo-Maravilhoso estratégias 450 anos instrução individualizada diários dialogados Cultura interacional e uso de língua estrangeira Perfil de Pesquisadores descontrução mitos aprendizagem língua estrangeira Professor efetivo de língua inglesa Seleção de Bolsistas seleção de colaboradores para ensino de língua Banca de correção Concessão certificado de proficiência Seleção Prof Lingüística e Lg Portuguesa Cultura e Ensino Temáticas significativas Total Physical Response Ensino de pronúncia Joaquim Manuel de Macedo Legislação Linguística Livros Didáticos de Português Histórias em Quadrinhos Estudo da personagem em Orlando Fragilidade em Hamlet Representações sociais Ensino/Aprendizagem Segunda Língua ou Estrangeira Fatores motivacionais Educação União Sovíética Uso língua inglesa sala de aula insumo significativo aprendizagem língua estrangei Concepções estereotipadas aprendizagem língua estr Questões formação continuada professor língua ingl aspectos gerais ensino aprendizagem língua estrang Concepções aprendizagem língua estrangeira Aspectos socioculturais ensino português lingua es crenças estilos estratégias aprendizagem língua es Interculturalidade ensino aprendizagem língua estr Interculturalidade ensino português para estrangei Intertextualidade Literatura Inglesa Wilde Shakes Ensino de Português no Uruguai Exposição acadêmica Metodologia de Ensino Princípios Parecer sobre pedido revalidação diploma teoria de gêneros Ensino-aprendizagem de gramática parâmetros curriculares nacionais Cânone no vestibular Inglês para Propósitos Acadêmicos O moderno e o contemporâneo Voz narrativa percepção intercultural Ensino de gramática gêneros Conflitos argumentação Exames de Línguas Vocabulário e aprendizagem de língua estrangeira Interculturalidade e Curriculo Oficial Análise Material Didático Língua Estrangeira Inglê Diferenças inviduais aprendizagem língua estrangei pesquisa-ação Insumo significativo ensino língua estrangeira discursividade Processos identitários do professor Análise de propostas de leitura Variação pronominal professor como interculturalista Abordagem de ensino de línguas produção oral Fragilidade de Hamlet Perspectivas culturais imagens sociais alfabetização e letramento escrita feminina aprendizado de inglês Identidade Lingüística autenticidade e motivação representações discursivas Crise de valores sociais Rede Municipal de Ensino Literatura Canadense Examinador variáveis processo aprendizagem língua estrangeira descontrução mitos aprendizagem língua inglesa letras de música ensino de língua estrangeira para crianças Português brasileiro Acuidade e Fluência contos exemplares formulações imaginárias RAP Tess of the D´Urbervilles cinema Gênero Conto Banca Examinadora professores pré-serviço Literatura brasileira Comunidades Indígenas ensino superior tecnológico transcriação Tempo e espaço cognição relatada Sala de aula Canções produtos culturais Programa Inglês sem Fronteiras Area Manutenção de Aeronaves Ensino temático baseado em tarefas Cognição Informada Proposta curricular de língua estrangeira moderna Guia Estudante Estrangeiro Surdos Rede pública Estadual - São Paulo aprendizes surdos contexto alemão Língua inglesa para fins acadêmicos competência oral-enunciativa Prática de Teletandem acesso ao Ensino Superior cultura-alvo Crianças coreanas Estado brasileiro Professor Mediador uso de foruns online Cultura e Comunicação o humor como recurso didático Ensino de linguas próximas Diários reflexivos Questões Análise concepções aprendizagem língua estrangeira formação intercultural professor língua estrangeir Símbolos em Macbeth versões fílmicas ensino literatura língua inglesa classroom research issues avaliação livro didático nacional língua inglesa diferenças Individuais aprendizagem língua estrang avaliação livro didático aprendizagem língua estra avaliação livro didático aprendizagem língua ingl Avaliação livro didático língua inglessa fatores afetivos aprendizagem língua estrangeira fatores motivacionais aprendizagem língua estrang Figurações Identitárias e Culturais Humor e Encenação desempenho oral Consciência de Linguagem A mulher em Chaucer e Shakespeare William Shakespeare Rede Pública Estadual - Ensino Médio Desestranhamento curso preparatório Produção Oral em sala de aula Inglês para Adolescentes Coreanos Dimensão Intercultural Teorização Elaboração de proposta de simpósio Saberes e Habilidades Elaboração e uso de materiais didáticos Níveis de Herancidade formação de professores de línguas contextualização e historicização pesquisa sala de aula língua estrangeira
CTIT UFMG